Irga promove gira técnica para definição de novos rumos da pesquisa e extensão!

A Comissão de Pesquisa e Extensão do Instituto Rio Grandense do Arroz organizou uma gira técnica com objetivo de visitar produtores de arroz irrigado nas seis regiões arrozeiras do RS. A primeira semana prevê roteiros pela Planície Costeira Externa, Zona Sul e Planície Costeira Interna. Na segunda semana, serão as regiões Central, Campanha e Fronteira Oeste.
Foram escolhidos produtores que têm a diversificação de culturas como base para a sustentabilidade de suas propriedades, tendo em vista a identificação de parâmetros que possam ser utilizados no programa de pesquisa e extensão do Irga a serem transferidos aos demais orizicultores do Estado. Além de incentivar a integração da pesquisa e extensão com o produtor rural e de nortear as ações da instituição, no âmbito do departamento técnico, estabelecendo uma rotina na realização desse tipo de ação.
“A gira técnica proporcionará uma troca de experiência entre o Irga e o produtor. Durante essa semana e a próxima estaremos visitando produtores de ponta, que utilizam alta tecnologia e são referências no sistema orizícola, buscando somar conhecimento. O que nos permitirá afinar o Programa de Pesquisa e Extensão, e servirá de base para a estruturação do novo Projeto Institucional do instituto”, afirma a diretora técnica, Flávia Tomita.

 

No primeiro dia da gira técnica, nesta segunda-feira (24), as equipes de Pesquisa e Extensão do Irga visitaram a FAD Sementes, localizada nos municípios de Santo Antônio da Patrulha e Capivari do Sul. O corpo técnico do instituto e os produtores anfitriões discutiram o manejo da propriedade que envolve o cultivo de arroz, soja, milho e pecuária.
Também conversaram sobre as práticas conservacionistas que visam à integração das culturas, como estrutura e fertilidade do solo, plantas de cobertura e aprimoramento na gestão de recursos. O ponto que merece destaque nessa propriedade é a adoção do plantio direto há seis anos e que já está consolidado em 100% da área da propriedade.
“A FAD Sementes é uma propriedade de referência na região do Litoral Norte e adota um sistema de diversificação nas áreas de arroz, com rotação de soja e milho irrigados, pastagens de verão e coberturas e pastagens de inverno. Obtendo, através desse sistema, cada vez mais altas produtividades nas áreas. Produz sementes de alta qualidade. Tudo isso aliado a uma excelente gestão administrativa e de pessoas”, comenta o coordenador Regional da Planície Costeira Externa, Vagner Santos.

 

Foto: Mara Grohs/Irga
Foto: Mara Grohs/Irga

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×