Daily Archives: 11 de julho de 2017

UPA SERÁ INAUGURADA COM 62 FUNCIONÁRIOS E 16 MÉDICOS

44a969975817dfd83a2582a406ff5ba4-noticias-cachoeira-do-sul

A inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeira do Sul, prevista para o próximo dia 19, às 10h30min, é aguardada com expectativa. Neste dia, a unidade será apresentada à comunidade, bem como o quadro funcional que terá 62 trabalhadores entre pessoal do administrativo, técnicos em enfermagem, enfermeiros, além de 16 médicos. O atendimento à população acontecerá a partir das 7h do dia 20.

Paralelamente, haverá um banco de reserva de mais 23 médicos, conforme o coordenador da UPA, o médico Altemir Ferro. Em entrevista ao programa Rádio Repórter, da Rádio Fandango, ele revelou que as escalas médicas serão de 12h e de 24h. Dos 16 médicos, 11 são de outros municípios. O Dr. Altemir é cachoeirense e já coordena o Setor de Emergência do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), instituição que vai administrar a UPA.

Altemir salientou que foi um desafio conseguir médicos para trabalhar na UPA, porque todo o corpo clínico do município está envolvido no HCB. “Estamos trazendo profissionais cachoeirenses, que estavam em outras cidades, o que consideramos importante”, destacou.

O ATENDIMENTO

A UPA terá dois plantonistas médicos diários para atender a população.O banco de reserva é para os casos emergenciais em que um determinado profissional necessita ser substituído e também os finais de semana e feriados.

O QUE A UPA VAI ATENDER

O profissional que irá trabalhar na UPA terá que ter curso especial para atendimento de emergência. “Trata-se de um médico focado no problema e sabe que não pode perder tempo em um atendimento”, observou o coordenador médico da UPA.

Na UPA serão atendidos pacientes com paradas respiratórias, diarreias, dor de garganta, febre, queimaduras, acidentes domésticos, torções, quedas de pressão, indisposição, dores no corpo. Casos de alta complexidade como acidentes com arma, facas, traumatismo e infarto serão encaminhados para o HCB.

MUNICÍPIOS SE CAPACITAM PARA GESTÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR

1a5ac8b253182ff268ac1b331548f77d-noticias-cachoeira-do-sul

Secretarias municipais de Educação dos 10 municípios da região da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) que participam do Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate/RS) participaram de oficina, nesta terça-feira (11), na sede da Coordenadoria, em Cachoeira do Sul, para conhecer e aprender a utilizar um novo software criado para a gestão do transporte escolar. Servidores da 24ª CRE também foram capacitados, em oficina promovida nesta segunda-feira (10).

As oficinas foram ministradas pela equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), formada pela Coordenadora de Programas Específicos, Fátima Salete Busatto, e pela Coordenadora de Convênios, Lisete Portela Link, acompanhadas pelo orientador educacional Cesar Felipe Ferreira, da MS Tech Educação e Tecnologia, empresa que desenvolveu o programa para a Seduc.

Conforme as técnicas da Seduc, por meio do novo software é possível acompanhar online praticamente todos os dados relacionados ao transporte escolar nos municípios. O novo sistema de gestão traz economia e agiliza o serviço para os alunos. “A nova ferramenta vai qualificar o trabalho que é feito em regime de colaboração entre o Estado e esses 10 municípios da região”, avalia a Coordenadora Regional de Educação, professora Julieta Pereira Prestes, que também participou da oficina.

Na região da 24ª CRE, apenas Cachoeira do Sul não faz parte do Peate/RS. Os municípios de Agudo, Arroio do Tigre, Cerro Branco, Dona Francisca, Estrela Velha, Ibarama, Novo Cabrais, Segredo, Paraíso do Sul e Restinga Seca gerenciam o transporte escolar em parceria com o Estado.

De acordo com a previsão do Departamento de Articulação com os Municípios (DAM) da Seduc, todos os municípios com área rural participantes do Peate/RS serão abrangidos. A implantação no novo sistema ocorrerá ao longo de todo o 2017, com capacitação oferecida pelo Estado aos profissionais de cada cidade para operar o sistema.