Daily Archives: 15 de julho de 2017

CALOR DESTA SEXTA E SÁBADO ANTECEDE FRIO NO DOMINGO

calor

A sexta-feira (14) é de tempo ensolarado no Rio Grande do Sul. A atmosfera seca no Estado favorece uma significativa amplitude térmica. O dia começa até um pouco frio e com formação localizada tanto de nevoeiro como de neblina.

Devido ao perfil quente da massa de ar sobre o território gaúcho aquece rapidamente durante a manhã e a tarde volta a ser de temperatura alta pra época do ano. As máximas ficam perto ou chegam a 30ºC em várias cidades, entre elas Cachoeira do Sul.

O calor em pleno auge do inverno prossegue até sábado, inclusive devendo se intensificar com máximas acima de 30ºC em maior número de cidades. O que vem de domingo para segunda, seguindo-se ao calorão, será um verdadeiro choque térmico e que se enxerga nos mapas acima de anomalia de temperatura.

A temperatura vai despencar no Rio Grande do Sul com o ingresso de poderosa massa de ar polar no começo da semana. O domingo começa ainda quente e abafado em vários locais, contudo no decorrer do dia frente fria avança com chuva e risco de temporais isolados.

Com a chegada da frente, o vento vira e a temperatura despenca, com possibilidade de chegar perto dos 10°C. A segunda-feira já começa com temperatura de 6°C e na terça, cai para 3°C de mínima, com previsão de geada.

ESTADO QUER RESCINDIR CONTRATO COM EMPREITEIRA DA ERS-403

rse

O governo do Estado tentará, de forma amigável, rescindir o contrato de prestação de serviços com a empreiteira Arcol, vencedora de licitação para o asfaltamento da ERS-403, estrada que liga Cachoeira do Sul a Rio Pardo. De acordo com informações publicadas no portal Gaz, uma comitiva de líderes políticos e empresariais de Rio Pardo foi a Porto Alegre na última quarta-feira com o objetivo de tentar agilizar as obras.

O grupo levou ao deputado estadual Edson Brum (PMDB) a preocupação sobre a demora em relação à continuidade das obras. Os trabalhos estão em andamento, porém de forma muito lenta. Durante a reunião, o deputado entrou em contato com o secretário dos Transportes. Atendendo ao pedido do parlamentar, o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, se deslocou até o gabinete para conversar com o grupo. “Desta forma, poderemos fazer uma nova licitação para contratação de uma nova empresa”, disse Westphalen.

Após a rescisão de contrato com a Empa, a Arcol, segunda colocada na licitação, assumiu os serviços no lote 2, que compreende o trajeto desde o entroncamento da ERS–410, em Bexiga, e a cidade de Rio Pardo. Neste trecho, 6,02 quilômetros dos 24,37 que compõem a ligação ainda precisam ser finalizados em contrato de R$ 5,5 milhões. No lote 1, trecho de 37,88 quilômetros entre Cachoeira do Sul e o entroncamento da ERS–410 – dos quais 20,88 ainda necessitam de pavimentação –, as máquinas foram retiradas em abril de 2015 por falta de pagamento à empresa Conpasul Construção e Serviços Ltda.