Quem Somos

HISTÓRIA DA RÁDIO CACHOEIRA- FUNDADA EM 27.09.1946

 

RÁDIO CACHOEIRA foi fundada em 27 de setembro de 1946, por ARNALDO BALLVE.

A Rádio Cachoeira inicialmente pertencia a Rede Reunidas, a qual possuía uma rede de emissoras com 18 estações de rádio espalhadas pelo estado do Rio Grande do Sul.
A Rádio Cachoeira foi a terceira da rede, sendo que a primeira foi a Rádio Santa Cruz do Sul, a Segunda a rádio Santo Ângelo e a terceira da rede Balve foi a Rádio Cachoeira, uma vez que a mesma operou por quase um ano em caracter experimental.

BALVEO primeiro gerente da Rádio Cachoeira foi João Souza, o segundo Roberto Aveline, o terceiro Rubens Pinto e em março de 1960 assumiu a gerência José Schneider Silva, vindo da Rádio Gaúcha em setembro de 1958, que também pertencia a rede Balve.
José Schneider Silva permaneceu a frente da Rádio Cachoeira por quase 35 anos, tendo criado e apresentado  programas que permanecem até hoje na memória de muita gente, tais como:
– NOSSOS FILHOS SE DIVERTEM – programa de auditório apresentado por José Schneider Silva nos domingos pela manhã com espaço reservado para Histórias que a Vovó Conta, com a vovó Olga Bandeira.
– PAUSA NA SEMANA – programa de auditório também apresentado por Schneider Silva às quartas feiras, que revelou músicos e cantores famosos como: Rui Felten, Ivo Becker, Mirano Schuller, Gaspar, Clio Paulo, Paulo Juares, Maria Aparecida, Jessi Machado, Sonia Mara e muitos outros.
– LUAR DO SERTÃO – programa de auditório apresentado por Chico Bentinho às terças e quintas feiras.
– RÁDIO TEATRO – programa de auditório apresentado às segundas e sextas feiras com o elenco da Rádio Cachoeira (José Schneider, Ilês Rodrigues da Silva, Henrique Rodrigues, Heldo Webster, Enio Francisco, Nildo Severo, Lenioce Schwelm, Tupinambá de Azevedo (hoje juiz em Porto Alegre).
Os programas Bom Dia Cidade e Encontro com a saudade foram lançados por Schneider Silva em março de 1960.
O programa mais antigo da Rádio Cachoeira é o Matutino do Ar, que foi lançado em novembro de 1946 e que continua no ar até hoje, tendo como o 1° apresentador Enio Souza, sobrinho do 1° Gerente João Souza.
Dos programas LUAR DO SERTÃO com Chico Bentinho surgiram cantores: Xará e Timbaúva, Cachoeira e Cachoeirinha, Iedo Silva (Conj. Os Farrapos), Juá e Sereninho, Hélio Jardim, João Campeiro, Índio Sepé e muitos outros.
Com iniciativa da Rádio Cachoeira foram criadas a Semana Farroupilha em 1962 que perdura até os dias de hoje e em 1968 por iniciativa de José Schneider Silva foi a reativação da Fenarroz, a 2ª FENARROZ que teve com presidente Sr Loy Marques Ribeiro e como Vice-presidente José Shneider Silva. Estes que até hoje são os maiores eventos do município e região. A Rádio Cachoeira criou e  teve participação na organização do Carnaval de Rua de Cachoeira do Sul que iniciou em 1947.
Nos anos 70 com a avanço da televisão os programas de auditório e Rádio Teatro foram superados aos poucos e a saída foi incrementar os programas de Rádio Jornalismo com esporte e notícias que até hoje é a base do Rádio AM em quase todo o Brasil.
A Rádio Cachoeira é cognominada “A ESCOLA DO RÁDIO” a partir do momento em que descobriu que muitos valores do Rádio Gaúcho e até brasileiro começaram na Rádio Cachoeira tais como: Adroaldo Streck, Lauro Schirmer(Zero Hora), Emilio Breyer(BBC de Londres) Antonio Carlos Resende(Gaúcha) Alexandre Garcia(Globo em Brasília), Edgar Schmidt(Rádio Guaíba), Laerte de Franceschi(Rádio Guaíba), Fernando Ferreira, Flávio Jardim, Dalberto Freitas, Isaias Porto, Oraceli Moreira Reis, Omar Moreira Reis,  Regis Roesing(Globo no Rio de Janeiro),Rafik Germano, Nilton Fernando, Pedro Germano, Fábio Lacerda, Geraldo Germano, Ronaldo Tonet, Luis Gustavo, Pedro Lopes(Foi vice-presidente da CBF), Mauro Borba (hoje gerente da Rádio 107.1 FM da Ulbra de Canoas), Itaboraí Ciroloni (Narrador da Rede Pampa de Poa), Rodrigo Reis (hoje diretor de programação da Atlantida Santa Cruz do Sul), Airton Lima, Marcos Leal, Nilton Silveira, João Torrel Medeiros ETC….
ALGUNS DOS SLOGANS USADOS DURANTE OS 60 ANOS DA RÁDIO CACHOEIRA:
– RÁDIO CACHOEIRA o som da cidade feliz;
– RÁDIO CACHOEIRA a estação que melhor informa;
– RÁDIO CACHOEIRA sempre presente nos acontecimentos que empolgam o envolvem a cidade;
– RÁDIO CACHOEIRA “A ESCOLA DO RÁDIO” (permanece até hoje).
Outros programas antigos na Rádio Cachoeira são: Matutino do Ar (1946), Mensagem Germânica (início dos anos 50), Mensageiro Rural(1958), A Hora das Comunicações (1958), Nossa Terra Nossa Gente (início dos anos 60). A base do Rádio até 1950 era as famosas dedicatórias.

Aos domingos das 19:00 às 20:00 horas   o programa Encontro com a Saudade, músicas do passado e também o programa de carnaval “No Reino da Folia” com apresentação de José Schneider Silva.
As transmissões externas desde a fundação da emissora eram através de linha de arame com fio terra, sendo que havia uma linha permanente nos clubes, fórum, prefeitura, hospital, polícia, hipódromo, estádio municipal, praça, principais pontos da cidade. Havia um responsável pela conservação das linhas para a realização das transmissões.
O primeiro prefixo da Rádio Cachoeira foi ZYF-4 depois passou para ZYH-271 e hoje permanece ZYK-216. No início a Rádio operava com 250 watts e depois passou a operar com 1 KW. A partir do começo dos anos 80 a potência foi aumentada para 5.000 watts de potência durante o dia e 1.000 watts durante a noite.
Em 1959 a Rádio Cachoeira levou ao ar em primeira mão para o estado e Brasil o lançamento do SPUTNIK Russo.
Em meados da década de 70 foi instalado o parque de transmissão na Av. João Neves da Fontoura com sistema radiante de transmissão e em meados de 80 foi substituído pelo sistema PARAM de transmissões com transmissões de 5.000 e 1.000 watts.
Os programas que mais marcaram e continuam até hoje são o Bom Dia Cidade e Matutino do Ar apresentados na época por José Schneider Silva o qual criou frases como estas: Antes da hora não é hora, depois da hora não é mais hora.
Olha a hora não se atrase, comece bem o seu dia, mantenha o seu sorriso, siga alegre para o seu trabalho ou para sua escola.
Olha a hora sete e sete para a sete, sete horas, sete minutos e sete segundos,  e outros que marcaram na sua trajetória junto a Rádio Cachoeira.
A partir de julho de 1994 assumiu o 5° gerente da Rádio Cachoeira – JACIR JOSÉ SOMAVILLA, que continua até hoje levando o nome da Rádio Cachoeira a toda a comunidade de Cachoeira do Sul e região.
Com o advento da informática a Rádio Cachoeira também se adequou às novas exigências de mercado, informatizando os setores de gravações, departamento comercial, secretaria e instalou Internet Via Rádio ( hoje estamos com ADSL) para maior agilidade de comunicação com os clientes. Em 2003 também instalamos um computador com programa adequado para gravar toda a programação durante 30 dias (Gravador de censura) exigência da ANATEL. Em 2004 implantamos um programa que automaticamente informa a hora certa.
A nossa programação é voltada para as coisas boas que acontecem em nossa comunidade, participando e transmitindo ao vivo todos os principais eventos de nossa cidade e região.
Atingimos aproximadamente 30 cidades da região central do estado, com uma população de aproximadamente 800 mil habitantes.
Temos uma excelente equipe e fazemos a melhor programação em rádio AM da cidade. Fomos escolhidos através de pesquisa efetuada pela Ulbra de Cachoeira do Sul TOP OF MIND/2002.

Em 18 de março de 2003 recebemos o troféu Sandra Garcia na Ulbra Canoas, em comemoração aos 12 anos do curso de Comunicação Social, e a  Rádio Cachoeira foi a única emissora AM do estado  a receber esta homenagem.

No dia 03 de junho de 2005, o Radialista e comunicador JOÃO BOSCO DIHL, integrante da equipe da RÁDIO CACHOEIRA,  foi escolhido o TOP OF MIND 2005  de Cachoeira do Sul.

Em dezembro de 2005, a RADIO CACHOEIRA foi  escolhida pelo instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública, na categoria ATIVIDADES DE RÁDIO a TOP OF MIND BRASIL 2005/2006, com 81% da Lembrança da Marca e 66%  do Reconhecimento da Marca.

No dia 15 de dezembro de 2005, a Rádio Cachoeira foi homenageada pelo 2º BATALHÃO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA com sede em Cachoeira do Sul, pelo apoio manifestado a esta unidade neste ano.

No dia 16 de dezembro de 2005,  nas comemorações dos 55 anos do CÍRCULO OPERÁRIO CACHOEIRENSE, a Rádio Cachoeira foi a única emissora do município a ser homenageada com o título de AMIGO DO CÍRCULO OPERÁRIO CACHOEIRENSE, pelos relevantes serviços prestados a esta entidade.

No  dia 27 de setembro de 2006, a Rádio Cachoeira foi homenageada pela Câmara Municipal de Vereadores  com uma  sessão solene  pela passagem do seu 60ª  aniversário.

No dia 06 de outubro 2006 a Rádio Cachoeira foi a única emissora de Rádio da cidade a ser homenageada pelo Colégio Imaculada Conceição no jantar show dos seus 85 anos.

No dia 30 de julho de 2008 foi adquirido um transmissor transistorizado em estado sólido da BT TELECOMUNICAÇÕES LTDA.

No dia 14 de novembro de 2008, a Rádio Cachoeira foi homenageada pela ACAFUTSAL pelo apoio as competições esportivas do futsal.

No dia 21 de novembro de 2008 recebemos pela transportadora Mercúrio o transmissor novo.

No dia 12. de dezembro de 2008, a Rádio Cachoeira foi homenageada pelo Circulo Operário Cachoeirense pela parceria durante o ano na divulgação de seus eventos.

No dia 18 de dezembro de 2008, ás 22 horas e 20 minutos entrou em funcionamento o novo transmissor que foi instalado pelo engenheiro Alfio Rosin.

No dia 13 de junho de 2009, o Radialista e comunicador JOÃO BOSCO DIHL, integrante da equipe da RÁDIO CACHOEIRA,  foi escolhido o TOP OF MIND 2009  de Cachoeira do Sul.

No dia 21 de Novembro de 2009 a Rádio foi homenageada pelo Colégio Marista Roque pela parceria durante os 80 anos do Educandário.

No dia 05.de dezembro de 2009 a Rádio foi homenageada pela ACAFUTSAL  e Desporto pela parceria de 2009.

No dia 07 de dezembro de 2009 a Rádio foi homenageada pela CACISC  pela parceria de 2009.

No dia 11 de junho de 2010, foi instalado o novo processador de áudio da Orbisonic, adquirido direto do fabricante em Gravataí-RS.

No dia 12 de junho de 2010, o Radialista e comunicador JOÃO BOSCO DIHL, integrante da equipe da RÁDIO CACHOEIRA,  foi escolhido o TOP OF MIND 2010  de Cachoeira do Sul.

No dia 10 de agosto de 2010 a Rádio Cachoeira recebeu em sessão na Câmara de Vereadores o CERTIFICADO ENTIDADE SOLIDÁRIA, pelo excelente trabalho desenvolvido junto à Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Cachoeira do Sul no auxílio às vítimas das enchentes ocorridas no ano de 2009.

No dia 16 de setembro de 2010, foi fechado a parceria com a Rádio Guaíba para a transmissão dos jogos em rede com a Guaíba Sat, com o Sr. Silvio Almeida, Coordenador de Rede Guaíba Sat.

No dia 07 de dezembro de 2010, na Associação dos Contbilistas a Rádio foi homenageada com um troféu como empresa parceira da CACISC.

No dia 08 de dezembro de 2010, a Rádio Cachoeira foi homenageada na missa em homenagem a padroeira Imaculada Conceição pelos seus 59 anos de transmissões das missas. Primeira missa transmitida foi dia 08.12.1951 conforme consta no Arquivo Histórico

No dia 20 de abril de 2011,  no Clube de Subtenentes e Sargentos, em um jantar comemorativo aos 20 anos de fundação do Clube da Gasolina,  a Rádio foi homenageada com um DIPLOMA DE RECONHECIMENTO pelos relevantes serviços prestados ao CLUBE DA GASOLINA.

No dia 05 de julho de 2011, a Rádio recebeu um Certificado  do “COMITÊ CAMPEÃO DA COMUNICAÇÃO 2011, pela  divulgação do 12º Congresso Internancional da Gestão e 16º Prêmio  Qualidade RS 2011.

No dia 01 de setembro de 2011, inicia na Rádio Cachoeira o programa Oscar Sartório das 09:00 às 11:30 horas.

No dia 05 de dezembro de 2012 a Rádio Cachoeira foi homenageada nas comemorações dos 25 anos do SIPROM.

No dia 08 de dezembro e 2012 a Rádio Cachoeira foi o único meio de comunicação homenageado pelo 35 BPM  da  Brigada Militar no CTG da Brigada.

No dia 11 de dezembro de 2012 a Rádio Cachoeira foi o único meio de comunicação homenageado pelo Mesa Brasil.

No dia 20 de dezembro de 2012 a Rádio Cachoeira foi homenageada pela escola Liberto Salzano por divulgar seus eventos esportivos.

No dia 20 de setembro de 2013 a Rádio  Cachoeria foi homenageada pelo Rotary Cachoeria do Sul por divulgar suas atividades.

No dia 05 de outubro de 2013, a Rádio Cachoeira foi homenageada pela Liga Feminina de Combate ao Câncer pela parceria na divulgação dos eventos.

No dia  04 de dezembro de 2013 a Rádio Cachoeira recebeu distinção  do SESC – MESA BRASIL  pela parceria durante o ano de 2013.

No dia 03 de abril de 2014, a Rádio  Cachoeira foi homenageada pela Escola Liberato Salzano pela parceria na divulgação das atividades esportivas.

No dia 05 de abril de 2014, a Rádio Cachoeira foi homenageada pelo Consulado do Inter por ter transmitido o jogo do título de campeão da Libertadores da América.

No dia 10 de março de 2014, foi iniciada a reforma da Rádio Cachoeira e no dia 27 de setembro de 2014, iniciamos as atividades no novo estúdio.

No dia 28 de outubro de 2014, iniciamos as obras  de finalização das reformas da segunda parte e finalizadas em maio2015.

No dia 20.11.14, o Gerente da Rádio Cachoeira Jacir José Somavilla recebeu o Título de Cidadão Cachoeirense em Sessão Solene na Câmara de Vereadores.

No dia 09 de dezembro de 2014 o Gerente da Rádio Cachoeira foi homenageado no Mesa Brasil pelo apoio dedicado durante  o ano na divulgação das atividades do Mesa Brasil.

No dia 11 de dezembro de 2014 o Gerente da Rádio Cachoeira foi homenageado na Escola Estadual Liberato Salzano pelo apoio e divulgação das atividades esportivas daquela escola.

No dia 30 de março de 2015 foi o dia da saída da Rádio Cachoeira do Sr. Oscar Sartório, o qual assumiu cargo no governo do estado na Fundergs.

No dia 02 de maio de 2015, foi o dia que a Srª Rosane Deicke assumiu a apresentação do programa Cachoeira Pra Frente no lugar do Oscar Sartório

No dia 01.09.2015, a Rádio Cachoeira iniciou suas atividades em novo endereço, na rua 15 de novembro 884.

No dia 29 de setembro de 2015 foi aprovado por unanimidade uma moção de cumprimentos por iniciativa dos vereadores Sérgio Frankini e Marcelo Figueiró pelos 69 anos da Rádio Cachoeira e 21 anos de atuação como gerente da Rádio Cachoeira ao Sr. Jacir Somavilla.

No dia 09 de dezembro de 2015 o Gerente da Rádio Cachoeira foi homenageado no Mesa Brasil pelo apoio dedicado durante  o  ano na divulgação das atividades do Mesa Brasil.

No dia 11 de dezembro de 2015 foi realizado o XVI Jantar dos Destaques Esportivos na SUC com 109 homenageados e 330 pessoas participantes.

No dia  16 de dezembro foi aprovado por unaimidade uma moção de cumprimentos por iniciativa dos vereadores Sérgio Frankini e Júlio Luiz pela realização do XVI Jantar dos Destaques Esportivos, onde foram homenageados 109 desportistas das mais variadas modalidades esportivas com mais de 330 pessoas presentes.

No dia 22 de dezembro de 2015 o Gerente da Rádio Cachoeira foi homenageado na Escola Estadual Liberato Salzano pelo apoio e divulgação das atividades esportivas daquela escola.

No dia 30 de dezembro de 2015, Jacir Somavilla foi o único da imprensa (do grupo) a ser convidado para a reunião do Conselho da Celetro  realizada na Cabanha Quinheca. (por motivo de chuva foi realizado na Casa de Pedra da empresa São João).

No dia 08 de julho de 2016, Jacir Somavilla recebeu Moção de Cumprimentos pelos seus 27 anos de atividades profissionais  junto à Rádio Cachoeira.