A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Smtel), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), promoveu na quinta-feira (26) o 3º Seminário de Turismo de Cachoeira do Sul, realizado no auditório da Sicredi. O evento contou com a participação de aproximadamente quarenta pessoas.
O tema deste ano “Plano Municipal de Turismo: traçando rotas!”, foi ao encontro da entrega do Plano de Turismo Municipal à comunidade e contou com os palestrantes Claudiana Y Castro, Senar/RS, com a palestra “Consolidação das ações do Programa de Turismo Rural”; Roséli Nascimento e Vânia dos Santos, da Entre Rios Consultoria e Eventos, que apresentaram o Plano Municipal de Turismo de Cachoeira do Sul; e o Carlos Henrique Karsten Hr, gestor de projetos de turismo do Sebrae/RS, com a palestra “Plano Municipal de Turismo em Ação, Exemplos e boas práticas”.
A primeira explanação, Claudiana dividiu com a comunidade todas as ações, entre aulas teóricas, práticas e visitas técnicas, que o Programa de Turismo Rural – PTR, do Senar/RS trabalhou com os empreendedores rurais que já trabalham ou pretendem trabalhar com turismo em suas propriedades. No final, os participantes do programa receberam seus certificados.
Na sessão de entrega oficial do Plano Municipal de Turismo – PMT, a prefeita Angela Schuh, dividiu com a comunidade a alegria de ver que ações estratégicas, em prol do setor turístico, estão sendo realmente desenvolvidas e concretizadas e reforçou o apoio do poder executivo no movimento de articulação com a sociedade para o amadurecimento da cadeia produtiva do turismo cachoeirense.
Nas demais manifestações, o secretário Ângelo Pippi Júnior salientou a importância do trabalho em grupo; o representante do Sebrae, Carlos Henrique Karsten Jr, a oportunidade de utilizar o Plano Municipal de Turismo na identificação de prioridades; e a Roséli Nascimento o foco no envolvimento de todos os atores, públicos e privados, da comunidade para a execução das 56 ações descritas no PMT.
A turismóloga do município, Livia Lima, chamou os conselheiros presentes, para agradecer o trabalho voluntário no Comtur, salientando a importância da organização da sociedade civil no processo de transformação que o PMT propõe.
Na sequência, as Roséli e Vânia apresentaram a metodologia e ações para a construção do PMT, salientando que o documento norteador apresenta ações alinhadas aos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS (estabelecidos pela Organização das Nações Unidas – ONU), atores e prazos, com o propósito de êxito na missão “Fomentar o Turismo criando oportunidades através do Patrimônio Cultural e suas vertentes, transformando a produção do arroz, noz-pecã e olivas em produtos turísticos, assim colaborando com o aumento do desenvolvimento sócio econômico do município”, possuindo como visão “Ser reconhecido pelas Rotas Turísticas na Região Central do RS, destacando características culturais e naturais do município para gerar emprego e renda até 2028”. Finalizando, informou que o próximo passo é encaminhar o PMT ao legislativo, para se tornar lei municipal e documento público.
Por fim, Carlos Henrique Karsten Jr, explanou sobre a importância do papel mobilizador e fiscalizador do Comtur, da necessidade de envolvimento de toda a comunidade e do seguimento do cronograma informado no PMT.
O evento contou com o apoio da Divinut, Sicredi, Azeites Terruà, Casa das Trabalhadoras Rurais e Art Biscuit by Isa Terres.