415 municípios do RS receberão selo Município Amigo da Vacina
Certificação reconhece estratégias locais de imunização contra pentavalente, tríplice viral e HPV
Na próxima quarta-feira (20), 415 municípios gaúchos serão contemplados com o selo Município Amigo da Vacina, iniciativa da Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) em parceria com o Ministério Público Estadual. A certificação tem como objetivo valorizar as estratégias de imunização que garantiram altas coberturas vacinais em 2024.
Na segunda edição do projeto, os municípios foram classificados em três categorias, de acordo com o desempenho: 139 receberão o selo ouro, 153 o selo prata e 123 o selo bronze. O critério leva em conta o alcance das metas de vacinação em diferentes faixas etárias e tipos de imunizantes.
Categorias de avaliação
- Baby: vacinação contra a pentavalente, com cobertura igual ou superior a 95% na terceira dose aplicada em crianças menores de um ano.
- Dente de Leite: vacinação contra a tríplice viral, com cobertura igual ou superior a 95% na primeira dose aplicada em crianças de um ano.
- Teens: vacinação contra o HPV, com cobertura igual ou superior a 80% em adolescentes de 9 a 14 anos, com aplicação de uma dose.
Os municípios foram certificados conforme o número de metas atingidas:
- Ouro – atingiram as três categorias.
- Prata – atingiram duas categorias.
- Bronze – atingiram uma categoria.
Proteção garantida pelas vacinas
- Pentavalente: protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B. O esquema vacinal é de três doses, aplicadas aos dois, quatro e seis meses de vida.
- Tríplice viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A primeira dose é aplicada aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a tetraviral, que inclui também a varicela.
- HPV: indicada para meninas e meninos de 9 a 14 anos, protege contra o papilomavírus humano, principal causador do câncer de colo do útero e relacionado a diversos outros tumores. O esquema atual é de dose única.
Com a entrega do selo, a SES busca reforçar a importância da vacinação como estratégia de saúde pública e incentivar que os municípios mantenham os índices de cobertura.

