Nesta quarta-feira (8/3) é celebrado o Dia Internacional da Mulher e muito se fala sobre flores, chocolates e direitos iguais. Mas um ponto que precisa ser pautado dentro dos direitos é a liberdade feminina, que permite escolher entre grandes ou pequenos passos, ousadia ou cautela, mas sempre com foco na realização. Nas telas, é possível encontrar pequenos e grandes exemplos de força de vontade. Por isso, separamos cinco produções da Netflix que falam dessa temática com jeitinhos diferentes. Confira!
Sex/Life
Billie (Sarah Shadi) é uma dona de casa de subúrbio norte-americano com dois filhos que descobre que os desejos que ela sente vão muito além do casamento perfeito. Entre paixões, família, sexo, trabalho e descobertas, a série, que está na segunda temporada, revela o poder de escolha e de mudança das mulheres. Tudo muito além da história da protagonista.
A Vida e a História de Madam C.J. Walker
Com apenas quatro episódios, a série dramática conta a forte história da primeira mulher a ficar milionária nos Estados Unidos. Na trama baseada em uma história real, C.J. (Octavia Spencer) é uma cabeleireira preta que cria um produto revolucionário para cabelos crespos e faz fortuna enquanto enfrenta traições, preconceitos e rivalidades.
Adoráveis Mulheres
Inspirado no clássico livro de Louisa May Alcott, Mulherzinhas, o filme conta as histórias das irmãs Jo (Saoirse Ronan), Beth (Eliza Scanlen), Meg (Emma Watson) e Amy (Florence Pugh). Com personalidades diferentes, elas vivem a transição entre a adolescência e a vida adulta nos Estados Unidos dos anos 1860. As mudanças de fase e o amadurecimento revelam desejos diferentes e completamente possíveis para as mulheres.
Destemida
Uma opção um pouco mais recente, mas também inspirada em uma história real é Destemida. O longa estreou em fevereiro no streaming e traz a história de Jessica Watson (Teagan Croft), uma adolescente que resolveu se aventurar pelos oceanos aos 16 anos para se tornar a pessoa mais jovem a velejar sozinha. Afinal, lugar de mulher é onde ela quiser!
A Fera do Mar
Indicado ao Oscar de Melhor Filme de Animação, o filme mostra que a busca pelos objetivos deve começar cedo. Na produção, a pequena Maisie Brumble deseja ser pirata e resolve embarcar escondida em um navio que procura uma temida fera. Mas ela vai encontrar muito mais que a realização de um sonho mar afora.