Agentes mirins e voluntários da Defesa Civil realizam cadastro de moradores de áreas com risco de inundação no Bairro Cristo Rei
No sábado, 27 de Agosto de 2022, a Defesa Civil de Cachoeira do Sul em ação realizada pelas equipes de Agentes Mirins e Agentes Voluntários realizaram o cadastro de famílias ribeirinhas recorrentemente afetadas por inundação no Bairro Cristo Rei.
A equipe de trabalho contou com 28 Agentes de Instituições como Demolay, Rotaract, Associação Cachoeira de Canoagem e Ecologia e Escoteiros Ibiraiaras além de técnicos da Defesa Civil.
A ação tem por objetivo identificar a área, cadastrar famílias e animais e com estes dados poder ter uma ação mais rápida e eficiente em nossas remoções que acontecem de maneira preventiva, antes que a água atinja as residências reduzindo os danos e prejuízos para as famílias e dando mais segurança as equipes de trabalho.
O mapeamento visitou 93 residências, 86 habitadas e em 07 os moradores não estavam em casa; foram cadastradas 257 pessoas uma média de 03 pessoas por casa; quanto aos animais domésticos uma média de 2 cães por residência e 01 gato a cada duas casas, além deste os moradores tem galinhas l, coelhos, porco, cavalos, ganso e porcos da índia, total de 523 animais.
O mais importante desta atividade coordenada pela Defesa Civil foi que a realização o cadastro efetivamente foi realizado por crianças e adolescentes formados em capacitação de Agentes Mirins e Voluntários de Defesa Civil, pois um de nossos objetivos é uma mudança cultural desenvolvendo na comunidade uma cultura de prevenção a desastres.
ROTARY CLUB CACHOEIRA DO SUL: A Ação de mapeamento estreou os uniformes, coletes e bonés doados pelo Rotary Cachoeira do Sul ao Projeto Agentes Mirins e Voluntários com recursos obtidos através de projeto aprovado pelo Clube junto a Fundação Rotária; o uso uniforme de identificação é fundamental nas ações de Defesa Civil, eles identificam o Agente junto a comunidade e serve de referência a quem busca auxílio.

