O soldado de 26 anos pertence ao 1⁰ Grupo de Artilharia Antiaérea – 1⁰ GAAA do Exército Brasileiro, com sede no Rio de Janeiro/RJ, e estava em treinamento na região junto a outros colegas. Eles saíram no último domingo, 13, para conhecer Cachoeira do Sul.
A vítima foi agredida no crânio com uma barra de ferro durante uma briga generalizada nos arredores dos pontos comerciais onde se reúnem muitas pessoas aos finais de semana.
No momento em que foi socorrido pela Brigada Militar e SAMU, o rapaz estava caído na Rua David Barcelos inconsciente e foi internado no HCB, passando logo após por uma cirurgia de emergência.
Os suspeitos da agressão fugiram do local. Porém, minutos depois, foram flagrados em outra confusão na Praça das Nações, junto ao quartel. Os acusados foram levados para a delegacia pelos policiais e após registro, foram liberados.
Na madrugada de segunda-feira, 14, a Brigada Militar identificou mais militares e um sargento do 1⁰GAAA, que afirmaram também estarem presentes na briga generalizada. Várias pessoas procuraram a UPA, após a briga de domingo, mas não há Boletim de Ocorrência registrado.