7 de dezembro de 2025

Novo Cabrais realiza 2ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

image-35

Na tarde do dia 29 de Novembro de 2022, aconteceu no CTG Presilha Pampiana a 5ª Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Cerro Branco e 2° Conferencia Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Novo Cabrais.

O objetivo da conferência foi possibilitar um momento especial para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos, assegurando um espaço de reflexão e debate a partir das demandas da realidade social, tanto em âmbito municipal, quanto estadual e/ou nacional.

Participaram desta conferencia os chefes dos executivos dos dois municípios, Secretarias de Educação, STAS, membros do COMDICA, Conselho Tutelar, os alunos da Escola Estadual Ruy Barbosa ,Escola Estadual Cerro Branco, Projovem CRAS Novo Cabrais e demais servidores.

Nesse ano a Conferência teve como tema central: A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia de Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade.

O encontro que contou com mais de 100 pessoas, teve atividades realizadas em grupos onde foram discutidas propostas, estratégias e ações para o enfrentamento da violência contra a criança e ao adolescente a partir do debate sobre os 5 Eixos Temáticos:

1-Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia.

2- Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid 19.

3- Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia.

4- Participação da Sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico.

5- Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e pós-pandemia de Covid -9. Os documentos orientadores serão encaminhados aos Conselhos Estaduais pelo CONANDA.

Após discussão foi selecionados delegados para apresentar as propostas na Conferencia Estadual, que acontecerá no ano de 2023, em Porto Alegre.

Imprensa Novo Cabrais / Mariliz Machado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp