Ciclone extratropical está previsto para atingir o RS no Natal, conforme o alerta do Climatempo

O Natal no Rio Grande do Sul este ano será marcado por um fenômeno meteorológico significativo. A Climatempo Meteorologia alerta para a formação de um ciclone extratropical na costa do estado nesta segunda-feira (25), trazendo instabilidades climáticas em todo o território gaúcho.
Segundo as previsões, o ciclone deverá provocar chuvas fortes, frequentes e volumosas, afetando principalmente as cidades da Fronteira Oeste, do Norte e a região de Santa Maria, no Centro do estado. Além disso, são esperadas rajadas de vento que podem ultrapassar os 90 km/h, acompanhadas de raios.
A memória recente dos gaúchos ainda guarda os impactos de ciclones extratropicais no estado. Em setembro, um ciclone atingiu o Vale do Taquari, causando mais de 50 mortes e destruição significativa em várias cidades, como Cruzeiro do Sul, Arroio do Meio, Roca Sales e Muçum, configurando-se como a maior cheia dos últimos 40 anos na região.
Até o momento, a Defesa Civil do RS não emitiu alertas específicos para as cidades potencialmente afetadas, mas a recomendação é que os municípios permaneçam vigilantes a possíveis danos.
Para a véspera de Natal, domingo (24), o sol deve predominar, com possíveis pancadas de chuva à tarde nas regiões Oeste, Noroeste e Central. Também são esperadas chuvas rápidas e irregulares em Porto Alegre, no Litoral Norte e na região Nordeste.
Com a chegada do verão, os meteorologistas preveem um cenário de calor e umidade, propício para a formação de temporais, embora as chuvas devam ser mais localizadas e não tão generalizadas como em outros períodos. Temperaturas entre 35ºC e 38ºC são esperadas, especialmente entre janeiro e fevereiro, segundo Cátia Valente, da Sala de Situação do governo do Rio Grande do Sul, e Marcelo Schneider, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?