2023: Brasil registrou aumento de internações por trombose

Entre janeiro e agosto de 2023, em média 165 pessoas foram internadas no Brasil por trombose venosa. As informações são da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV).

De acordo com a entidade, a média diária registrada representa um recorde na série histórica, iniciada em janeiro de 2012. Desde então, foram mais de 489 mil internações para tratar o problema.

O doutor Marcelo Zanoni, médico especialista em cirurgia vascular, endovascular e ecografia vascular, explicou que a trombose acontece quando há formação de coágulo sanguíneo em uma ou mais veias.

– O coágulo bloqueia o fluxo de sangue, causando dor ou edema na região. Caso esse coágulo se desprenda e se movimente na corrente sanguínea, ocorre a embolia, que pode levar a lesões graves e fatais – ensina o médico.

Alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento da doença, como obesidade, uso de hormônios, gestação, pós-parto, idade, tabagismo, pós-cirúrgico, histórico familiar, câncer, doenças crônicas, doenças agudas e outros.

Os sintomas mais comuns da trombose são edema e dor no local afetado. Ao sentir um desses sintomas, é importante procurar um médico para que o diagnóstico seja feito e iniciado o tratamento. O médico vai receitar formas de barrar o aumento do coágulo, remover o trombo e prevenir a embolia ou danos definitivos nas válvulas venosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?