Redução e reajuste: Confira como fica o atendimento médico no Piquiri e Vila Vargas
Médicos chegam ao local de prova para a segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2020, em Brasília.
A recente redução do quadro de médicos da Secretaria Municipal da Saúde, agravada pela saída de um profissional do Programa Mais Médicos, gerou um ajuste temporário nas agendas de consulta das unidades de saúde do Piquiri (Posto Shell) e da Vila Vargas. A partir da próxima segunda-feira (02/09), a gestão municipal anunciou que o atendimento na Vila Vargas será reduzido a uma vez por semana, enquanto o médico da unidade da sede terá que dividir seu tempo entre o Piquiri e a EAP Rural Volante Sul.
Apesar de a Secretaria assegurar que essa mudança é temporária e necessária para cobrir todas as unidades de saúde do município, a situação expõe uma falha na gestão, que não foi capaz de prever e mitigar a saída do profissional a tempo. O processo de licitação para contratar uma empresa especializada em serviços médicos, que a secretaria espera concluir em breve, já deveria ter sido iniciado com antecedência para evitar a redução no atendimento. A promessa de ampliação da grade de horários nas comunidades, uma vez finalizada a licitação, soa como uma tentativa de remediar uma situação que poderia ter sido evitada.
PROGRAMAÇÃO DAS CONSULTAS MÉDICAS
Posto de saúde do Piquiri (Posto Shell)
Até 13/09 – segundas às sextas-feiras
A partir de 16/09 – terças, quintas e sextas-feiras
Posto de saúde da Vila Vargas
A partir de 02/09 – Quartas-feiras

