O deputado estadual Airton Lima (Podemos) integra a Missão Oficial do Governo do Estado no Japão e na China, de 14 a 28 de novembro. Durante a viagem, o parlamentar participa de reuniões com empresas como BYD, Mitsubishi, Toyota, Huawei e outras, focando na atração de investimentos para o desenvolvimento da infraestrutura e do setor energético no Rio Grande do Sul.
“A missão trata de pautas amplas e urgentes para o fortalecimento da nossa economia, a transição energética e as novas possibilidades oferecidas pela tecnologia no contexto das mudanças climáticas, que tanto afetaram nosso estado neste ano. Por isso, vamos buscar fortalecer as relações econômicas e explorar novas oportunidades, especialmente em áreas que podem gerar empregos e fomentar inovação”, afirma Airton Lima.
Em relação às tecnologias para energia renovável e transição energética, o parlamentar tem expectativa sobre os avanços que a China tem feito nesse setor. “O fortalecimento da nossa matriz energética é fundamental, e estar em contato com uma potência que tem inovado em energias sustentáveis representa uma chance única para o nosso sair na frente nesta construção, junto às nossas cooperativas, concessionárias, distribuidoras e todos os membros da cadeia que abastece a população e a nossa indústria”, pontua o deputado.
Perspectivas para o agronegócio
A China é o principal destino das exportações gaúchas e o maior consumidor mundial de arroz. Para o deputado, a oportunidade de ampliar os elos comerciais também fortalece o agronegócio gaúcho. “A proximidade com os investidores chineses e o potencial de cooperação internacional podem fortalecer nossa economia e trazer soluções inovadoras para nosso setor agrícola, vital para a nossa região”, destaca o parlamentar.
Tecnologia para enfrentar efeitos do clima
Além das visitas às montadoras, em Tóquio, a comitiva participa de reunião com o Instituto Nacional de Pesquisa para Ciências da Terra e Prevenção a Desastres Naturais (NIED), que realiza ações de cooperação internacional e de educação pública, fortalecendo a preparação e resposta a desastres. A prevenção das enchentes também estará no foco da visita ao Centro Internacional de Gestão de Recursos Hídricos (ICHARM), instituição ligada à UNESCO e à Public Works Research Institute (PWRI), agência do Ministério japonês de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo, que realiza pesquisa e treinamento relacionados a desastres com água.