Candelária: Maio Vermelho

No próximo dia 13 de maio Candelária vai realizar o dia “D”  de combate ao câncer de boca. O câncer de boca está entre as 10 maiores anomalias no Brasil, e segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), apenas em 2020 foram 15.190 casos registrados, e desses, mais de 11 mil acometeu pessoas do sexo masculino. Diante deste quadro,  o diagnóstico precoce é de grande importância, visto que a taxa de mortalidade é alta. 

A ação,  denominada nacionalmente “Maio Vermelho”,  é uma campanha que visa alertar a população a ficar atenta a sinais de lesões bucais, e o dia 13 foi escolhido em Candelária para intensificar as ações preventivas e educativas em todos os postos de saúde, visita ao asilo, dentista e ACS, para exames e orientações e grupo de sala de espera no PAM Central.

Os principais sinais e sintomas são feridas na boca que não cicatrizam (mais comum), dor na boca que não passa, nódulo persistente ou espessamento de bochecha, dificuldade para mastigar, dificuldade para mover a  mandíbula ou a língua, dormência na língua ou outras áreas da boca, edema (inchaço) da mandíbula, mau hálito persistente, perda de peso inexplicável, entre outros. Além disso, segundo a coordenadora de saúde bucal da SMS,  Moema Kraemer, existem atitudes para prevenção, como manter uma boa higiene oral, boa alimentação, proteção solar, evitar consumo excessivo de bebidas alcoólicas, em especial destilados, reduzir o cigarro e abanar o consumo, sempre visitar o dentista se notar alguma alteração, fazer o auto exame, abrindo a boca no espelho e examinar movendo a língua para os lados, para cima e para baixo”, definiu Moema.

O Maio Vermelho irá intensificar as ações, e quem tiver alguns desses sintomas ou qualquer anomalia, deve procurar os postos de saúde da cidade.

Todos os Direitos Reservados Rádio Cachoeira
Desenvolvido por Rafael Bordignon
Hospedado por Three Tecnologia

Logo Cachoeira

Compartilhe

×