Potencial de produtos agrícolas do RS é apresentado na Índia
RURAL | Comitiva do governo gaúcho alinhou a participação de delegações indianas na Expodireto e na Wine South America
Nova Délhi foi palco, nesta terça-feira, dia 7, de uma reunião estratégica entre a comitiva liderada pelo governo do Rio Grande do Sul e o embaixador do Brasil na Índia, Kenneth da Nóbrega. A missão, organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), consolidou o alinhamento para a participação de delegações indianas em importantes eventos no estado, como a Expodireto e a Wine South America.
Segundo o secretário Ernani Polo, a aproximação reforça a posição estratégica do Estado como polo de exportação.
“Estamos implementando nosso plano econômico ao atrair investidores e ampliar mercados para os produtos gaúchos”, destacou. O encontro também contou com a participação do adido agrícola, Angelo de Queiroz Maurício, e teve como objetivo fortalecer as relações comerciais e abrir novas oportunidades para produtos gaúchos no mercado indiano.
Fabíola Lopes Boscaini, chefe da Divisão de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria da Agricultura (Seapi), reforçou a importância da vitivinicultura no RS, destacando o pioneirismo do Estado na obtenção do Sisbi-POV.
“Essa certificação assegura a qualidade dos produtos gaúchos, que têm grande potencial no mercado internacional”, pontuou.
A agenda na Índia incluiu também uma reunião com a Empire Spirit, uma das maiores importadoras de bebidas do país, abrindo caminhos para o vinho, suco de uva e espumantes gaúchos. A partir desta quarta-feira (8), a comitiva participa da IndusFood 2025, feira que reúne mais de 1.800 expositores do setor de alimentos e bebidas, destacando a inovação e a sustentabilidade.
O diretor-adjunto do Departamento de Promoção Comercial da Sedec, Sebastian Watenberg, afirmou que o evento representa uma oportunidade ímpar para a entrada de produtos gaúchos no mercado indiano.
“Nosso objetivo é consolidar parcerias e expandir a presença do Rio Grande do Sul no cenário global”, finalizou.

