Prefeitura de Cachoeira do Sul estuda alternativas para minimizar impacto do reajuste do IPE Saúde
IPÊ | Prefeito Leandro Balardin se reúne com Siprom para debater aumento da contribuição dos servidores
O prefeito de Cachoeira do Sul, Leandro Balardin, recebeu representantes do Sindicato dos Professores Municipais (Siprom) nesta quarta-feira (27) para tratar do reajuste na contribuição do IPE Saúde. A principal preocupação é o impacto financeiro sobre os servidores e seus dependentes, especialmente aqueles de baixa renda e em faixas etárias mais vulneráveis.
Balardin destacou a dificuldade que muitos servidores terão para manter a cobertura do plano de saúde diante do aumento. Para mitigar os efeitos do reajuste, a Prefeitura estuda formas de subsidiar parte dos custos, principalmente para dependentes menores de 18 anos e acima dos 50. O estudo está sendo conduzido pelas secretarias da Fazenda e da Administração, levando em conta idade e faixa salarial dos beneficiários.
“Estamos pensando, inicialmente, em quem ganha menos e nas pessoas acima de 50 anos que estão na fase em que mais vão precisar do plano e que, talvez, terão que sair da cobertura pela falta de condições para pagar”, afirmou Balardin.
O prefeito também ressaltou que as negociações com o IPE Saúde não avançaram, uma vez que a decisão de reajuste foi tomada de forma unilateral. Entidades como a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) estão mobilizadas para encontrar uma solução para o problema.
Prefeitura e Siprom se comprometeram a manter a categoria informada sobre os desdobramentos e a buscar alternativas viáveis para minimizar os impactos do aumento.

