Zoológico de Cachoeira do Sul recebe 1.200 kg de carne apreendida em operação do MP em Encruzilhada do Sul
ZOOLÓGICO | Alimentos impróprios para consumo humano foram destinados à alimentação dos animais do plantel
O Zoológico Municipal de Cachoeira do Sul foi beneficiado com a doação de 1.200 quilos de carne bovina, de frango e pescado, fruto de uma operação de Segurança Alimentar realizada na quarta-feira (23) no município de Encruzilhada do Sul. A força-tarefa foi coordenada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul, com apoio do GAECO, 2.º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (PATRAM), 8.ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Inspetoria Veterinária da SEAPI-RS e Vigilância Sanitária Municipal.
Durante a ação, diversos supermercados da cidade foram alvo de fiscalizações que resultaram na apreensão de gêneros alimentícios com procedência duvidosa, mal acondicionados e fora das normas de manipulação, sendo todos considerados impróprios para consumo humano.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) de Cachoeira do Sul deslocou uma equipe de servidores para buscar os alimentos, utilizando duas viaturas da própria SMMA e uma da SEAPI-RS, que transportaram a carga até o Zoológico Municipal. A carne será utilizada na alimentação dos animais carnívoros do plantel.
O secretário municipal de Meio Ambiente, André Silveira, agradeceu o empenho das entidades envolvidas. “Em nome da Secretaria e da chefia do Zoológico, agradecemos imensamente a cooperação das instituições públicas envolvidas na operação para com nossos animais do plantel, assim como nossos servidores envolvidos nesta grande operação”, destacou.
A ação não só reforça o cuidado com o bem-estar animal, como também exemplifica o reaproveitamento responsável de alimentos que, apesar de impróprios para humanos, têm utilidade garantida em outros contextos.

