5 de dezembro de 2025

Trump quer reabrir Alcatraz para criminosos “cruéis e violentos”

ALCATRAZ

POLÊMICA | Ex-presidente diz que prisão será símbolo de “Lei, Ordem e Justiça”; medida é reação a decisões judiciais sobre imigrantes ilegais

O ex-presidente Donald Trump afirmou neste domingo (5), em uma postagem na plataforma Truth Social, que está instruindo o Departamento de Prisões dos Estados Unidos a reconstruir e reabrir Alcatraz — a antiga prisão federal localizada em uma ilha na baía de San Francisco, desativada desde 1963 — para abrigar “os criminosos mais cruéis e violentos do país”.

A iniciativa envolveria também o Departamento de Justiça, o FBI e o Departamento de Segurança Interna. Segundo Trump, a nova Alcatraz teria “estrutura substancialmente ampliada” e funcionaria como um símbolo da retomada do controle sobre o sistema penal e fronteiriço norte-americano. “Não seremos mais reféns de criminosos, bandidos e juízes que têm medo de fazer seu trabalho”, declarou.

A proposta surge como resposta ao que ele classificou como “juízes radicalizados”, que estariam garantindo o devido processo legal a imigrantes em situação irregular. “Isso significaria milhões de julgamentos”, disse Trump, sugerindo que a reabertura da prisão seria uma forma de enfrentamento ao sistema judicial atual.

Durante conversa com repórteres na Casa Branca, também no domingo, Trump reconheceu que a ideia é embrionária, mas reforçou que a prisão histórica representa um marco. “Tem uma longa história, e vamos fazer isso”, concluiu.

A proposta, no entanto, já está sendo recebida com ceticismo entre especialistas jurídicos e defensores dos direitos civis, que apontam para o uso político da ideia, além de dificuldades legais e logísticas para reinstalar uma penitenciária em uma estrutura turística e histórica. O Departamento de Justiça ainda não se pronunciou oficialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp