Correios começam atendimento presencial a vítimas de descontos indevidos no INSS em 30 de maio
FRAUDE DO INSS | Serviço estará disponível em 4.730 agências; beneficiários não precisam correr para formar filas, alerta o governo
O governo federal anunciou nesta quinta-feira (22) que, a partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que sofreram descontos indevidos em seus benefícios por parte de sindicatos e associações poderão ser atendidos presencialmente em agências dos Correios.
De acordo com o Ministério da Previdência Social, serão mobilizadas 4.730 agências em cerca de 66% dos municípios brasileiros. O atendimento será exclusivo nos Correios — os postos do INSS não farão esse tipo de serviço. A opção presencial é adicional ao atendimento já disponível via aplicativo Meu INSS e pelo telefone 135, que continuam operando normalmente.
Serviços disponíveis nas agências
Conforme a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Agatte, os serviços prestados nas agências serão:
- Identificação de descontos mensais indevidos em benefícios do INSS;
- Informação sobre qual entidade (sindicato ou associação) realizou o desconto;
- Protocolo de pedidos de informações adicionais;
- Comunicação sobre respostas do INSS a esses pedidos;
- Orientações sobre como fazer a contestação e o pedido de ressarcimento.
A lista completa das agências com esse atendimento será divulgada nos sites dos Correios e do INSS, além do telefone 135. As unidades que não oferecerem o serviço poderão indicar a agência mais próxima com atendimento habilitado.
Documentos e representantes
Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, o atendimento presencial exigirá apenas um documento de identidade do beneficiário. Não será necessário apresentar contracheque ou outros comprovantes.
Pessoas com dificuldades de locomoção poderão enviar um representante legal, munido de uma procuração com firma reconhecida, para consultar a situação do benefício e obter orientações.
Ministro destaca inclusão digital e física
O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, explicou que a medida visa atender especialmente os segurados que não têm familiaridade com ferramentas digitais. “É para essas pessoas que estamos abrindo um canal de alternativa para que sejam atendidas”, disse. Ele reforçou que não é necessário correr para formar filas, já que os descontos foram suspensos e o processo de ressarcimento ainda será iniciado.

