5 de dezembro de 2025

Governo do RS convoca mais 660 servidores temporários para reforçar ações de reconstrução

CASA DESTRUIDA ENCHENTE RS

ESTADO | Servidores atuarão em diversas secretarias com foco na recuperação do Estado após as enchentes de 2024

O governo do Rio Grande do Sul publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado, a convocação de mais 660 servidores temporários para reforçar as ações de reconstrução do Estado após as enchentes de 2024. Do total de profissionais chamados, 478 atuarão em Porto Alegre e 182 no interior gaúcho, com cargos voltados para analistas de políticas públicas e gestão governamental em diversas especialidades.

Essa é a segunda chamada do processo seletivo aberto em novembro de 2024, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. Na primeira etapa, ocorrida em março deste ano, 1.418 profissionais foram admitidos. A seleção recebeu 86,2 mil interessados de todo o Brasil, resultando em 56 mil inscrições homologadas e 10 mil aprovados após avaliação curricular.

A contratação emergencial foi viabilizada pela Lei 16.165, aprovada pela Assembleia Legislativa em julho de 2024. A legislação prevê a reestruturação das carreiras públicas e permite contratações temporárias para atender demandas excepcionais. Os contratos têm validade de 24 meses, com possibilidade de prorrogação por igual período.

Com esse reforço, o Executivo estadual busca acelerar os trabalhos de recuperação da infraestrutura, atendimento social e reconstrução administrativa nas áreas atingidas pelas enchentes históricas que devastaram o Estado no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp