30 de janeiro de 2026

Pedro Ortaça recebe alta hospitalar após 15 dias internado em Ijuí

PEDRO ORTAÇA

PEDRO ORTAÇA | Aos 82 anos, ícone da música missioneira seguirá tratamento em casa com nebulizações e fisioterapia pulmonar

O cantor e compositor Pedro Ortaça, de 82 anos, recebeu alta hospitalar nesta terça-feira (27) após passar 15 dias internado no Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), no noroeste do Rio Grande do Sul. Conhecido como o último Tronco Missioneiro, Ortaça enfrentava um quadro de pneumonia que exigiu cuidados intensivos.

A internação teve início em 12 de maio e incluiu duas passagens pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. A primeira ocorreu até o dia 16, mas o agravamento do quadro levou o artista de volta à UTI em 19 de maio, onde permaneceu até o dia 22. Desde então, seu estado clínico apresentou melhora progressiva.

Segundo Gabriel Ortaça, filho do cantor, o tratamento agora continuará em casa. “A tosse que ele está tendo ainda seguirá por alguns dias. Ele vai continuar o tratamento fazendo nebulizações e fisioterapia pulmonar”, explicou.

Essa foi a segunda internação do artista em 2025. Em janeiro, ele já havia sido atendido na mesma instituição para tratar um edema pulmonar.

Pedro Ortaça é um dos maiores representantes da música regional gaúcha e um dos quatro nomes que compõem a formação simbólica dos Troncos Missioneiros, ao lado de Noel Guarany, Cenair Maicá e Jayme Caetano Braun. O grupo é reverenciado por ter consolidado uma vertente musical marcada pela valorização cultural do povo sul-rio-grandense e por letras com forte conteúdo histórico e social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp