6 de dezembro de 2025

Travessia da Balsa Deusa do Jacuí é retomada após remoção de poste que impedia operação

BALSA DEUSA DO JACUÍ - FOTO FRANCIS SOARES (4)

Balsa Deusa do Jacuí - Foto: Francis Soares

DEUSA DO JACUÍ | Estrutura de iluminação pública bloqueava acesso à embarcação na Rua Moron; Prefeitura realizou retirada nesta quarta-feira (28)

A operação da Balsa Deusa do Jacuí, que realiza a travessia de veículos de carga acima de 18 toneladas entre a Praia Nova e a Praia Velha, em Cachoeira do Sul, chegou a ser temporariamente interrompida nesta quarta-feira (28). O motivo foi a combinação da elevação do nível do Rio Jacuí, provocada pelas chuvas intensas desde domingo (25), e a presença de um poste de iluminação pública instalado pela Prefeitura junto ao atracadouro da Rua Moron.

A estrutura urbana impedia a entrada e saída dos veículos da embarcação, impossibilitando o funcionamento da travessia. A administração da balsa já havia solicitado a remoção do poste, mas a Prefeitura alegava risco na execução do serviço sob chuva, por envolver eletricidade.

A situação foi resolvida ainda nesta quarta-feira, entre o fim da manhã e o início da tarde, quando a Prefeitura realizou a retirada do poste. Com isso, a Balsa Deusa do Jacuí retomou normalmente suas operações.

A embarcação foi reinstalada na Rua Moron como alternativa para o transporte de veículos pesados, já que a Ponte do Fandango segue com restrição de tráfego para cargas acima de 18 toneladas. A expectativa é de que a balsa assuma um papel ainda mais importante a partir de setembro, quando a ponte será totalmente interditada para obras estruturais conduzidas pela Construtora Cidade.

A Prefeitura e o setor empresarial de Cachoeira do Sul seguem mobilizados junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para que o órgão custeie a operação da travessia durante o fechamento completo da ponte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp