PIB do Brasil cresce 1,4% no 1º trimestre puxado pela agropecuária e serviços
ECONOMIA | Setor agrícola avança 12,2% com impulso da safra de soja; indústria registra leve queda
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,4% no primeiro trimestre de 2025 em comparação com os últimos três meses de 2024. O avanço foi impulsionado principalmente pelo desempenho da agropecuária, que apresentou crescimento expressivo de 12,2%, e pelo setor de serviços, que teve alta de 0,3%, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Já a indústria registrou uma leve retração de 0,1%. Em valores correntes, o PIB nacional somou R$ 3 trilhões no período.
Na comparação com o primeiro trimestre de 2024, o crescimento foi de 2,9%. Já no acumulado dos últimos quatro trimestres, a economia brasileira avançou 3,5%.
De acordo com Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, o desempenho da agropecuária foi favorecido por condições climáticas positivas e por uma base de comparação mais fraca em 2024. “É esperada uma safra recorde de soja, nosso produto agrícola mais importante”, destacou.
No setor de serviços — responsável por cerca de 70% da economia do País — os destaques foram:
- Informação e comunicação: +3%
- Outras atividades de serviços: +0,8%
- Atividades imobiliárias: +0,8%
- Administração, defesa, saúde e educação públicas e seguridade social: +0,6%
- Comércio: +0,3%
Na indústria, houve queda nas indústrias de transformação (-1%) e na construção (-0,8%). Em contrapartida, setores como eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos cresceram 1,5%, enquanto as indústrias extrativas avançaram 2,1%.

