1 de fevereiro de 2026

Semana do Meio Ambiente tem programação especial até 7 de junho em Cachoeira do Sul

RADIO CACHOEIRA LEIA

SEMANA DO MEIO AMBIENTE | Atividades incluem plantio de árvores, palestras, seminário e mutirão contra a dengue

A Prefeitura de Cachoeira do Sul preparou uma programação especial para marcar a Semana do Meio Ambiente, que ocorre até o próximo sábado (7). A iniciativa visa reforçar a conscientização ambiental com ações educativas, plantios, seminários e mobilização comunitária em diferentes pontos da cidade.

A abertura aconteceu nesta terça-feira (3) com palestras de Educação Ambiental na Escola Alarico Ribeiro, voltadas a alunos do 4º ao 9º ano. As atividades seguem durante a semana com o envolvimento de escolas, instituições militares e entidades da sociedade civil.

Um dos destaques ocorre nesta quarta-feira (4), com o plantio de 550 mudas de árvores às margens do Rio Jacuí, em uma área severamente afetada pela enchente de 2024. As mudas foram doadas pela Afubra e pela própria Secretaria de Meio Ambiente, e a ação conta com a parceria do 13º GAC, 3º Cmb, Colégio Marista Roque e Escola Milton da Cruz. Ainda neste dia, a Escola Borges de Medeiros recebe palestras direcionadas ao Ensino Médio, às 8h30 e às 14h.

Na quinta-feira (5), quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, a SMMA apoia o Mutirão contra a Dengue no Bairro Tibiriçá, iniciativa que une saúde pública e preservação ambiental. À noite, às 18h30, ocorre o Seminário “Licenciamento Ambiental e a Questão Hídrica”, no auditório do Sicredi, com o lançamento dos projetos “Jacuí em Movimento” e “Projeto Salete”, ambos voltados à preservação dos recursos hídricos do município. Interessados em participar do seminário podem se inscrever pelo link: clique aqui.

Na sexta-feira (6), a Escola São Pedro recebe nova palestra de Educação Ambiental às 13h30, com alunos do 5º ano. Também está previsto o anúncio de uma novidade importante na área de coleta seletiva em Cachoeira do Sul.

O encerramento da Semana do Meio Ambiente será no sábado (7) com a realização do 3º Grito da Adoção, das 14h às 17h, no Departamento de Vigilância Sanitária (DVS), promovendo a causa animal e incentivando a adoção responsável.

A programação busca envolver a população no debate ambiental e reforçar o compromisso da cidade com práticas sustentáveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp