Enem 2025: Inep divulga edital em Libras com regras e prazos para participantes com deficiência auditiva
ENEM 2025 | Prazo para inscrições encerra-se nesta sexta-feira; atendimento especializado deve ser solicitado no ato da inscrição
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta segunda-feira (2) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 em Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo acessibilidade para participantes com deficiência auditiva ou surdez. O conteúdo completo está disponível em vídeo com 2 horas e 6 minutos no canal oficial do Inep no YouTube.
Atendimento especializado
Os candidatos que necessitam de atendimento especializado nos dois dias de aplicação da prova devem realizar o pedido durante a inscrição, que se encerra às 23h59 desta sexta-feira (6). O recurso é voltado a pessoas com deficiência, transtornos, gestantes e lactantes, com o objetivo de assegurar condições igualitárias de participação.
Para solicitar o atendimento, o participante deve enviar laudo médico ou documento comprobatório, legível e com nome completo, por meio da Página do Participante, em formato PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB.
Inscrições
As inscrições para o Enem 2025 devem ser feitas exclusivamente pela Página do Participante, disponível no site do Inep. Estudantes da rede pública que estão concluindo o terceiro ano do ensino médio neste ano devem confirmar a inscrição e escolher o idioma estrangeiro (inglês ou espanhol) para a prova.
O Enem é a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, utilizado por programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Universidade para Todos (Prouni).

