Suspeita de gripe aviária em planta comercial de Teutônia entra na mira do Ministério da Agricultura
RURAL | Ministro Carlos Fávaro confirma investigação em frigorífico; foco pode envolver também município de Westfália
O município de Teutônia, no Vale do Taquari, está sob investigação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) após a detecção de uma possível ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP). A suspeita foi registrada nesta quarta-feira (4) no painel oficial da pasta, que monitora os casos da doença no país.
Inicialmente, o foco investigado seria uma criação doméstica de galinhas. No entanto, em entrevista coletiva na manhã desta quarta, o ministro Carlos Fávaro afirmou que se trata de uma planta comercial. “Há uma suspeita de gripe aviária sendo investigada em uma planta comercial em Teutônia”, disse o ministro, segundo a Agência Estado.
Apesar da gravidade da suspeita, Fávaro tranquilizou o setor ao afirmar que, até o momento, não houve grande mortandade de aves no local, o que, segundo especialistas, é um indicativo positivo e pode sinalizar para um resultado negativo nas análises.
Informações divulgadas pela Folha de S.Paulo acrescentam que um frigorífico do município vizinho de Westfália também está envolvido na investigação. Conforme o jornal, auditores do Mapa identificaram sintomas compatíveis com a gripe aviária em aves localizadas na unidade.
O único caso de IAAP confirmado em estabelecimento comercial no Brasil até agora foi registrado em Montenegro, no Vale do Caí, no último dia 15 de maio.
A reportagem do Correio do Povo procurou a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) para esclarecimentos sobre a situação em Teutônia e Westfália, mas não obteve retorno até a publicação da matéria.

