Frio dá trégua parcial em Cachoeira do Sul, mas RS segue com mínimas negativas em julho
CLIMA | Terça-feira (8) terá sol entre nuvens e temperaturas mais amenas, após sequência de geadas no Estado
Apesar do alívio no frio intenso, o Rio Grande do Sul segue com registros diários de temperaturas negativas em julho. Nesta terça-feira (8), Cachoeira do Sul amanhece com tempo claro e mínima de 10°C. A máxima chega a 18°C, sem previsão de chuva e com ventos fracos de até 6 km/h. O dia promete ser de sol com nuvens e clima mais ameno.
De acordo com a MetSul Meteorologia, há possibilidade de chuva isolada entre a madrugada e a manhã em áreas do Oeste e da faixa central do Estado, incluindo a Região Metropolitana e o Litoral Norte. No entanto, o cenário predominante no restante do RS será de tempo seco e com sol entre nuvens.
As temperaturas se elevam levemente em comparação aos últimos dias. Em cidades como Porto Alegre, a mínima prevista é de 10°C; em Caxias do Sul, 8°C; e em Bagé, 7°C. As máximas sobem para 20°C em Alegrete e até 22°C em Santa Rosa.
Mesmo com o enfraquecimento da massa de ar polar, o Estado completou oito dias consecutivos com temperaturas abaixo de zero. A menor marca registrada nesta segunda-feira (7) foi de -2,4°C em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra.
Segundo os meteorologistas, as baixadas e vales continuam sendo os locais mais propícios ao resfriamento acentuado, devido às características do relevo, céu limpo, ar seco e ventos calmos — combinação ideal para a perda rápida de calor durante a noite.

