5 de dezembro de 2025

Cruzeiro atropela o Grêmio e acende alerta antes da Sul-Americana

5327143_bc32332fdc839ef

GRÊMIO | Kaio Jorge brilha com três gols e defesa tricolor volta a falhar em goleada por 4 a 1 no Mineirão

O Grêmio voltou ao Brasileirão com o mesmo roteiro que vinha antes da parada: uma defesa desorganizada, um meio-campo desprotegido e um ataque desconectado. Resultado: foi goleado por 4 a 1 pelo Cruzeiro, neste domingo (13), no Mineirão, pela 13ª rodada da competição. O time mineiro, empurrado por mais de 31 mil torcedores, não teve dificuldades para explorar os espaços deixados pelos gaúchos e construir uma vitória tranquila.

O nome da noite foi Kaio Jorge, autor de três gols e grande destaque da partida. Villalba completou a goleada. O Grêmio descontou com André Henrique no segundo tempo, em jogada construída por Edenilson e Aravena. A derrota não custou posições imediatas ao time de Mano Menezes, que segue em 12º lugar, com 16 pontos, mas acende o sinal de alerta para o duelo decisivo da próxima quarta-feira (16) contra o Alianza Lima, no Peru, pelos playoffs da Copa Sul-Americana.

Repetição dos erros e ausência de reação

Mano surpreendeu na escalação inicial, mantendo a base do time que venceu o São José na Recopa Gaúcha, mesmo diante da expectativa por uma formação mais conservadora. A única mudança foi o retorno de Villasanti no lugar de Dodi, suspenso. Braithwaite, lesionado, foi novamente desfalque.

Mas, apesar de uma escalação “ofensiva”, o Grêmio foi acuado desde os primeiros minutos. O Cruzeiro tomou as rédeas do jogo, empilhou chances e abriu o placar aos 25 minutos, com Kaio Jorge aproveitando falha de marcação de Kannemann e finalizando por cobertura.

Aos 32, após lambança generalizada na defesa gremista – com Volpi hesitante, Kannemann e Wagner Leonardo passivos –, Villalba ampliou. A desorganização gremista ficou ainda mais evidente na segunda etapa. Mesmo com as entradas de Aravena e Serrote no intervalo, e de Edenilson e André Henrique pouco depois, o panorama seguiu o mesmo.

Kaio Jorge fez o terceiro aos nove, subindo livre na área. André Henrique ainda descontou aos 18, mas o Cruzeiro liquidou a fatura com o terceiro do camisa 9 aos 31 minutos, novamente aproveitando falha de posicionamento defensivo.

Próximo compromisso é decisivo

O Grêmio volta a campo na quarta-feira (16), às 21h30min, em Lima, contra o Alianza, em jogo decisivo pela Sul-Americana. A atuação desastrosa diante do Cruzeiro aumenta a pressão sobre Mano Menezes e reforça a necessidade de ajustes imediatos, principalmente na estrutura defensiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp