31 de janeiro de 2026

Coca-Cola anuncia nova versão com açúcar de cana nos EUA após fala de Trump

523319878_18400448863113439_5943951772890016896_n

MUNDO | Bebida será lançada ainda neste outono e promete atender a nova demanda por sabores “mais naturais”

A Coca-Cola anunciou nesta terça-feira (22) que lançará nos Estados Unidos uma nova versão de seu refrigerante, adoçada com açúcar de cana produzido no próprio país. A iniciativa surge como parte da estratégia de inovação da empresa e foi revelada junto ao relatório de resultados do segundo trimestre.

Atualmente, a Coca-Cola comercializada no mercado americano é feita com xarope de milho, uma fórmula adotada desde os anos 1980. A nova opção adoçada com cana será incorporada ao portfólio de produtos da marca para oferecer mais alternativas aos consumidores, segundo a companhia.

A decisão acontece poucos dias após o ex-presidente Donald Trump declarar, em suas redes sociais, que teria conversado com executivos da Coca-Cola sobre a substituição do xarope de milho por açúcar de cana — e que eles teriam concordado. “Tenho conversado com a Coca-Cola sobre o uso de açúcar de cana de verdade na Coca nos Estados Unidos, e eles concordaram em fazer isso”, escreveu Trump na ocasião.

A fala do republicano gerou reações no mercado, principalmente pela dependência dos EUA em relação à importação de açúcar. De acordo com o analista Marcelo Di Bonifacio Filho, da StoneX Brasil, os Estados Unidos consomem cerca de 11 milhões de toneladas de açúcar por ano, mas produzem apenas 8 milhões. “Eles precisam importar entre 3 e 5 milhões de toneladas anualmente, dependendo da safra”, destacou.

Apesar disso, a Coca-Cola garantiu que a nova versão será feita com açúcar de cana cultivado nos próprios EUA. O país, porém, é apenas o segundo maior fornecedor global do insumo aos americanos — atrás do México e à frente do Brasil, líder mundial na produção.

O CEO da Coca-Cola, James Quincey, declarou à NBC que a empresa já usa açúcar de cana em outras bebidas do seu portfólio, como chás, limonadas, cafés e a linha Vitamin Water. “Acredito que será uma opção duradoura para o consumidor”, afirmou. “Estamos definitivamente buscando usar todas as ferramentas disponíveis em termos de adoçantes, sempre que houver preferência do consumidor.”

No Brasil, México e em diversos países da Europa, o refrigerante Coca-Cola já é adoçado com açúcar de cana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp