Cachoeira do Sul terá Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa
SAÚDE | Programa Saúde 60+ RS garantirá atendimento especializado e regionalizado para idosos com mais de 60 anos
Cachoeira do Sul foi selecionada pelo Governo do Estado para receber o Serviço Especializado de Saúde da Pessoa Idosa – Saúde 60+ RS, voltado ao atendimento ambulatorial especializado e regionalizado de pessoas com 60 anos ou mais. A habilitação do município será oficializada após a publicação de portaria estadual.
O anúncio oficial ocorrerá no próximo dia 11 de agosto, às 11h30, no Palácio Piratini, com a presença do governador Eduardo Leite e da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann.
O programa busca melhorar a funcionalidade, a qualidade de vida e o suporte familiar da pessoa idosa, além de oferecer manejo de situações complexas e fortalecer o cuidado integrado com a Atenção Primária à Saúde (APS). O atendimento será guiado pela Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa, garantindo abordagem integrada e eficiente.
Como funcionará o acesso
Os encaminhamentos serão feitos pela APS, conforme os fluxos de regulação do Sistema de Gerenciamento de Consultas (Gercon). Serão atendidos idosos frágeis, com pontuação igual ou superior a 15 no Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional 20 (IVCF-20) e/ou diagnóstico de demência.
Ao ingressar no serviço, será realizada nova Avaliação Multidimensional para definir o plano de cuidado, que poderá incluir consultas com médico da família, generalista ou geriatra, enfermeiro, assistente social, fisioterapeuta e psicólogo. Outros especialistas poderão ser acionados conforme necessidade, incluindo neurologista. O programa também disponibilizará exames para apoio diagnóstico.
O serviço habilitado contará com incentivo de custeio mensal pré-fixado, que poderá chegar a R$ 130 mil, conforme a composição da equipe. O local de instalação será definido nos próximos dias, e o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) deve ser parceiro na execução, assim como ocorre no atendimento do SerMulher.
O prefeito Leandro Balardin destacou a importância da conquista: “Mais uma importante vitória para a saúde do nosso município. O Saúde 60+ RS representa cuidado especializado, humanizado e próximo para os idosos que mais precisam. Estamos avançando para garantir mais qualidade de vida à nossa população”.

