CNH Social 2025: prazo para contemplados iniciarem habilitação encerra na sexta-feira
BRASIL | Mais de 2 mil já deram entrada no processo, e 90 candidatos já estão com a carteira em mãos
Os contemplados no programa CNH Social 2025 têm até esta sexta-feira (5) para procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua preferência em qualquer localidade do Rio Grande do Sul e apresentar a documentação exigida em edital.
De acordo com o DetranRS, até a última sexta-feira (29), 2.150 beneficiados já haviam aberto o serviço de habilitação, e 90 concluíram todo o processo, recebendo a CNH. Caso restem vagas, uma segunda chamada será publicada em 15 de setembro, obedecendo a ordem do cadastro de reserva.
Início do processo
Para não prejudicar candidatos das categorias C, D e E, que precisam realizar o exame toxicológico, o DetranRS vai considerar a requisição para o exame – feita na Central de Serviços ou presencialmente no CFC – como o início do processo de habilitação (abertura do Renach).
Além dos documentos básicos, o candidato deve comprovar domicílio mínimo de dois anos no Rio Grande do Sul e assinar declaração de responsabilidade de que conhece e aceita todas as condições do programa.
Isenção de taxas
Os beneficiados pela CNH Social estarão isentos do pagamento de todas as taxas referentes ao processo de habilitação, incluindo exames médicos e psicológicos, curso teórico-técnico, curso prático de direção, provas teórica e prática, além do exame toxicológico.
Sorteio e requisitos
O programa contemplou 6 mil pessoas por meio de sorteio realizado pelo aplicativo Nota Fiscal Gaúcha, sendo 3 mil vagas imediatas e 3 mil para cadastro de reserva. O DetranRS cruzou os dados dos sorteados com a Base Nacional de Condutores, eliminando candidatos que:
já tinham habilitação em aberto;
estavam em processo de suspensão ou cassação da CNH;
haviam sido condenados por crime de trânsito.
Atendimento
Dúvidas podem ser esclarecidas diretamente com o DetranRS:
Disque-Detran: 0800-905-5555
WhatsApp: 800-905-5555
Unidades do TudoFácil
Os CFCs credenciados também estão aptos a prestar informações e orientar os candidatos.
Documentos exigidos
Comprovante ou declaração de domicílio no Rio Grande do Sul há pelo menos dois anos;
Declaração de responsabilidade (modelo no edital).

