Matrículas da Rede Estadual para 2026 encerram no domingo no Rio Grande do Sul
EDUCAÇÃO | Inscrições e rematrículas devem ser feitas exclusivamente pelo site da Seduc até 2 de novembro
Termina no próximo domingo (2) o prazo para as matrículas e rematrículas da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul para o ano letivo de 2026. O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo portal da Secretaria da Educação (Seduc), no endereço escola.rs.gov.br/matriculas.
Pais, responsáveis legais ou estudantes maiores de idade precisam acessar o site, preencher o formulário e informar obrigatoriamente o CPF do aluno. É possível indicar até quatro escolas por ordem de preferência. O sistema aceita apenas uma inscrição por CPF, sendo considerado válido o primeiro registro. Ao final do processo, é gerado um número de protocolo que será utilizado para consultas e confirmação da matrícula.
A confirmação das matrículas ocorrerá presencialmente entre 8 e 19 de dezembro de 2025, na escola designada. O não comparecimento resultará na perda da vaga. Nessa etapa, o candidato deve apresentar CPF, certidão de nascimento ou identidade, documentos do responsável e comprovante de residência, preferencialmente conta de energia elétrica.
Modalidades de ensino
As vagas disponíveis abrangem diferentes modalidades: Ensino Fundamental, Ensino Médio (regular, em tempo integral ou integrado), Educação Profissional e Técnica (concomitante, subsequente, Curso Normal e Curso Normal Aproveitamento de Estudos), além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Expansão do tempo integral
Para 2026, a Rede Estadual contará com 515 escolas em tempo integral — 438 com Ensino Médio e 202 com Ensino Fundamental. Nas instituições de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), os estudantes também têm acesso a cursos técnicos integrados ao currículo básico.
Além dos kits de uniformes escolares, os alunos dessas escolas podem participar do programa Todo Jovem na Escola, que oferece bolsa mensal de R$ 225 a jovens em situação de vulnerabilidade social.
Educação profissional
Os interessados em cursos técnicos e no Curso Normal devem se inscrever até 2 de novembro. O processo de ingresso pode incluir sorteios ou provas, conforme os regimentos das escolas. O sorteio para essas modalidades está previsto para 14 de novembro de 2025.
Os cursos subsequentes e concomitantes, gratuitos, contam com cotas para pessoas negras, indígenas e com deficiência. A verificação das autodeclarações ocorrerá entre 1º e 3 de dezembro de 2025, antes do período de matrículas.
Uniformes gratuitos
Todos os estudantes da Rede Estadual têm direito a uniformes gratuitos, que devem ser solicitados pelo site da Seduc também até 2 de novembro.

