Incêndio na Blue Zone da COP30 provoca evacuação e repercute na imprensa internacional
FOGO NA COP30 | Fogo teria iniciado em celular carregando; não há feridos e área deve ser liberada após verificações
Um incêndio na Blue Zone da COP30, em Belém (PA), causou correria, evacuação e grande repercussão internacional na tarde desta quinta-feira (20). Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, o fogo começou a partir de um celular que estava carregando em uma régua de energia dentro de um dos pavilhões. O incêndio foi rapidamente contido por bombeiros civis que atuam no evento, e não houve feridos.
Sabino explicou que a estrutura da conferência utiliza material antichamas e reforçou que episódios semelhantes podem ocorrer em qualquer grande evento ao redor do mundo. Parte da energia elétrica do local foi desligada para garantir a segurança durante a inspeção. A Blue Zone poderá ser liberada “em poucos minutos”, de acordo com o ministro.
Incidente inédito em três décadas de conferências
O coordenador do Observatório do Clima, Claudio Angelo, ressaltou que um episódio como este jamais havia ocorrido em 30 anos de Convenção do Clima. Após o princípio de incêndio, a UNFCCC informou que as instalações atingidas passam a estar sob autoridade do governo brasileiro, deixando de ser consideradas área sob jurisdição direta da ONU. O Corpo de Bombeiros do Pará ordenou a evacuação completa e fará verificações de segurança antes da retomada das atividades.
Repercussão internacional
O episódio ganhou destaque em veículos de todo o mundo.
— The Guardian e jornalistas da BBC publicaram imagens e relataram correria durante a evacuação.
— O espanhol El País estampou que “um incêndio força a suspensão e a evacuação da cúpula climática no Brasil”.
— O francês Le Figaro destacou pânico entre participantes e o cheiro de plástico queimado pelo local.
— O argentino Clarín relatou que o fogo começou próximo à entrada do pavilhão central, provocando gritos e fuga em massa.
A área atingida fica próxima ao estande da China. O Corpo de Bombeiros do Pará foi acionado imediatamente, e as negociações oficiais da COP foram temporariamente suspensas.
A organização da conferência ainda deve informar se as atividades serão retomadas ainda hoje ou apenas nesta sexta-feira (21).

