O primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira) está enfeitiçado por Juma (Alanis Guillen) em Pantanal. Mesmo sabendo que ela é sua cunhada e já avisado por todos que deve se afastar da menina-onça, José Lucas (Irandhir Santos) não desistirá fácil e tentará dar a sua última cartada.
O personagem de Irandhir Santos irá à tapera a cavalo e surpreenderá a noiva de Jove (Jesuíta Barbosa). A pantaneira perguntará o que o rapaz está fazendo ali. Ele responde que vai levá-la com ele, quer ela queira, quer não. “Vai ser minha”, dirá o cafajeste. A personagem de Alanis Guillen negará, e os dois irão lutar até serem surpreendidos por uma onça, que estará ali claramente para defender Juma, afinal de contas, é sua mãe incorporada em espírito no animal.
Velho do Rio (Osmar Prado) salvará o neto das garras da onça, mas vai dar um sermão no peão. “Acorda pra vida, Zé Luca… Anda… Acorda! Ocê tá chamando desgraça! Uma hora ela vem! Ocê não vai ter essa chance outra vez! Ela não lhe quer…”, esbravejará o ser encantado, que exigirá que José Lucas respeite a menina-onça. Com sangue nos olhos e com a faca na mão, o peão, obstinado, ameaçará o ser encantado, mas logo depois se arrependerá.