14 de dezembro de 2025

Acampamento Farroupilha 2025 define prazo para pagamento da taxa de inscrição dos piquetes em Porto Alegre

180911_Cesar-Lopes_PMPA-002_0-1536x1025

TRADIÇÃO | Evento acontece de 1º a 21 de setembro no Parque Harmonia; edição homenageia Darcy Fagundes e Mário Barboza de Mattos

Os piquetes homologados para o Acampamento Farroupilha de Porto Alegre 2025 têm entre esta segunda-feira (7) e sexta-feira (11) para efetuar o pagamento da taxa de inscrição. O processo será realizado presencialmente na Estância Harmonia (Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 333), das 9h às 18h, sem fechar ao meio-dia.

Para os piquetes tradicionais, o valor da inscrição é de R$ 1.200, com opção de pagamento à vista ou parcelado em duas vezes no cartão de crédito. Já as entidades empresariais ou associativas devem desembolsar R$ 3 mil, nas mesmas condições. O pagamento e a assinatura do contrato devem ser realizados exclusivamente pelo representante legal do piquete, que deverá apresentar documento oficial com foto, comprovante de endereço e ata da patronagem válida. Custos adicionais com tarifas bancárias ou juros em parcelamentos ficam a cargo dos locatários.

O valor arrecadado com as inscrições será destinado ao rateio proporcional dos serviços de infraestrutura no Parque Harmonia, como consumo de energia elétrica e água, além do recolhimento de resíduos e estrutura sanitária. Os banheiros químicos ainda estão em fase de licitação pela prefeitura.

A edição 2025 do Acampamento registrou 253 piquetes inscritos, número 35% maior em relação ao ano passado, que teve 191 manifestações de interesse. A montagem das estruturas está prevista para os dias 9 de agosto (piquetes com número ímpar) e 16 de agosto (números pares).

Homenagens e programação cultural

O homenageado póstumo deste ano será o uruguaianense Darcy Fagundes (1924–1984), ícone do tradicionalismo gaúcho e famoso pela apresentação do programa “Grande Rodeio Coringa” na antiga Rádio Farroupilha. Poeta, declamador, ator e comunicador, Darcy ajudou a consolidar a identidade cultural do Estado nos meios de comunicação.

Já o patrono vivo será Mário Barboza de Mattos, engenheiro agrônomo, jornalista, escritor e artista plástico natural de Pelotas. Primo do folclorista Barbosa Lessa, Mattos completa 101 anos em dezembro e tem trajetória destacada desde os primórdios do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

A canção-tema desta edição será “O Vaqueano do Rádio”, composta por Fernando Espindola (letra), Lucas Mello e Thomas Facco (música), e interpretada pelo grupo Alma Gaudéria. A escolha ocorreu a partir de seleção pública com 11 músicas concorrentes, sob curadoria do Instituto Estadual de Música (IEM-RS) e da comissão organizadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp