6 de dezembro de 2025

Alta demanda por atendimentos e vacinas superlota postos de saúde no turno estendido em Cachoeira do Sul

EAP CENTRAL

SAÚDE | Secretária Camila Barreto reforça que pressão sobre o sistema de saúde é reflexo direto da crise da dengue e da chegada das síndromes gripais

O turno estendido dos atendimentos de saúde, realizado das 17h às 21h desta segunda-feira (7), registrou a maior procura desde o início da medida emergencial adotada pela Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeira do Sul. As duas unidades escaladas – EAP Central e EAP Centro Social Urbano – atenderam, juntas, cerca de 75 pacientes cada, enfrentando superlotação, filas e espera por atendimento.

A sobrecarga é reflexo da alta nos casos de dengue, da virada no clima com aumento de infecções respiratórias e do início da campanha de vacinação contra a gripe. Somente durante o turno extra, foram aplicadas 87 doses de vacina contra a influenza nas duas unidades.

“A situação de emergência deflagrada pela dengue, aliada ao anúncio do primeiro óbito e somada à primeira onda das síndromes gripais do ano, sobrecarrega o sistema. Precisamos da colaboração da população para que as equipes consigam atender com qualidade”, justificou a secretária de Saúde, Camila Nunes Barreto.

Emergência em saúde pública

A secretária reforçou que o cenário está sendo monitorado pela Administração Municipal. Na última sexta-feira (4), o prefeito Leandro Balardin decretou situação de emergência em saúde pública, o que permitirá o acesso a recursos adicionais dos governos estadual e federal. “Um dos investimentos prioritários será a ampliação das equipes de atendimento. Estamos vigilantes e atuantes”, destacou Camila.

Por que há filas?

Segundo a SMS, o turno estendido foi criado para acelerar o atendimento a casos suspeitos de dengue, que exigem resposta rápida. No entanto, há procura por pacientes com outras queixas, o que aumenta o tempo de espera. “Casos que não são suspeitos de dengue nem gripais estão sendo atendidos, mas com menor prioridade. Pedimos que esses pacientes busquem as unidades nos turnos da manhã ou da tarde”, explicou a secretária.

Além disso, o novo fluxo de administração de medicamentos diretamente nas unidades, ainda durante o atendimento inicial, exige mais dedicação das equipes, impactando na agilidade do serviço. “Estamos com profissionais comprometidos, que aplicaram 963 vacinas contra a gripe no primeiro dia da campanha. São os mesmos que se revezam nos turnos extras. O esforço é grande e pedimos compreensão”, concluiu Camila.

Balanço do turno estendido (07/04)

EAP Centro Social Urbano

  • 25 atendimentos médicos e de enfermagem
  • 5 procedimentos de medicação
  • 41 vacinas aplicadas

EAP Central

  • 24 atendimentos médicos e de enfermagem
  • 9 procedimentos de medicação
  • 46 vacinas aplicadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp