26 de março de 2025

Ano letivo de 2025 tem início na rede estadual do RS após adiamento por calor intenso

colégio escola alunos

VOLTA AS AULAS | 700 mil alunos voltam as aulas no estado hoje, e nova regulamentação sobre proibição de celulares está em vigor.

Após o adiamento causado pelas altas temperaturas, o ano letivo de 2025 começa nesta quinta-feira (13) na rede estadual do Rio Grande do Sul. De acordo com a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), aproximadamente 700 mil alunos estão matriculados, número semelhante ao registrado em 2024, quando foram contabilizados 713 mil estudantes.

A expectativa do governo estadual é de que haja estabilidade na quantidade de alunos, apesar dos desafios impostos pelas enchentes de maio do ano passado. O processo de efetivação de matrículas ainda está em andamento.

— O número tem reduzido, até pela questão demográfica. Mas, mesmo com essa redução, nossa expectativa é fechar em 700 mil alunos. É uma manutenção muito boa — afirmou a secretária da Educação do RS, Raquel Teixeira.

Nesta semana, as escolas começaram a receber os uniformes escolares destinados aos alunos. Em Porto Alegre, a distribuição será iniciada na próxima segunda-feira (20). O investimento total na confecção e distribuição das peças é de R$ 208 milhões, e a previsão é de que até o fim de março todas as 2,3 mil instituições da rede recebam os itens.

Atraso devido ao calor

A previsão inicial da Seduc era de que o ano letivo começasse na segunda-feira (10). No entanto, o Cpers, sindicato que representa os professores, obteve uma liminar na Justiça no domingo (9), suspendendo as aulas até o dia 17, sob o argumento de que o calor intenso dificultaria o aprendizado e que muitas escolas não possuíam estrutura adequada para enfrentar temperaturas próximas de 40ºC.

O governo estadual recorreu da decisão e, na terça-feira (11), conseguiu reverter a medida. No despacho, o desembargador Eduardo Delgado considerou que a Seduc permitiu ajustes nos horários das aulas e na grade curricular para minimizar os efeitos do calor, além de orientar sobre cuidados com alimentação e hidratação.

Na segunda-feira (10), a temperatura em Porto Alegre atingiu 37,9ºC. Para esta quinta-feira, a previsão indica variação entre 22ºC e 28ºC, com possibilidade de chuva.

Impactos das enchentes

Das 606 escolas da rede estadual afetadas pelas enchentes de 2024, nove ainda não retornaram aos seus espaços originais, funcionando em locais alternativos. Aproximadamente 2,9 mil alunos seguem estudando nessas condições.

Restrição ao uso de celulares

A Seduc também publicou, na última sexta-feira (7), uma portaria regulamentando a lei federal que restringe o uso de celulares nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul. A medida entrou em vigor já neste início de ano letivo.

A normativa proíbe o uso dos dispositivos eletrônicos não apenas em sala de aula, mas também durante intervalos e recreios. Professores e demais profissionais da educação também deverão evitar o uso de celulares, salvo para fins pedagógicos ou administrativos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp