6 de dezembro de 2025

Anvisa determina recolhimento de três marcas de bebida sabor café por uso de matéria-prima imprópria

café

SAÚDE | Contaminação por micotoxinas, presença de resíduos e rótulos enganosos motivaram a proibição dos produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a proibição de comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de três marcas de Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café. A medida foi motivada por graves irregularidades detectadas durante inspeções realizadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

As marcas e empresas atingidas pela determinação são:

  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor CaféMaster Blends Indústria de Alimentos Ltda
  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Tradicional Marca MelissaD M Alimentos Ltda
  • Pó para o Preparo de Bebida Sabor Café Preto Marca Pingo PretoJurere Caffe Comércio de Alimentos Ltda

A fiscalização constatou que, nos três casos, os produtos apresentavam matéria-prima imprópria para o consumo humano, contaminada com ocratoxina A, uma micotoxina tóxica produzida por fungos. Também foram identificadas impurezas e materiais estranhos, como cascas e resíduos de café, que eram rotulados incorretamente como “polpa de café” ou “café torrado e moído”.

Além disso, as inspeções revelaram falhas nas Boas Práticas de Fabricação, desde a seleção das matérias-primas até o controle de qualidade do produto final. Os rótulos continham imagens e informações enganosas, o que poderia induzir o consumidor a acreditar que se tratava de café puro, o que não corresponde à realidade.

A Anvisa alerta que os produtos devem ser recolhidos pelas respectivas empresas e não devem ser consumidos. A agência reforça que o consumo dessas bebidas pode oferecer riscos à saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp