Apesar da origem europeia, o Carnaval no Brasil se disseminou pela prática dos negros escravizados

Apesar da origem europeia, o Carnaval no Brasil se disseminou pela prática dos negros escravizados, que foram adaptando a celebração para outros moldes. Fazendo com que se tornasse mais próximo do que temos hoje. As escolas de samba, as marchinhas de Carnaval, as fantasias e os desfiles apareceram posteriormente, como parte de uma organização que ocorre neste período. Contudo o racismo estrutural, responsável por descredibilizar os negros de muitas de suas conquistas, fez com que a maior visibilidade fosse dada às pessoas brancas, porque mesmo a maior parte dos blocos e das escolas de samba, serem oriundas de comunidades periféricas, as poucas pessoas brancas que viviam naquele lugar exerciam maior poder, ficando acima na hierarquia, das escolas. O que também influencia as escolhas das representações das escolas, as rainhas de bateria, costumam normalmente serem mulheres brancas, mesmo que estas não estejam inseridas no contexto carnavalesco, e nem ligadas aos desafios que as escolas enfrentam, para poder desfilar.

Outra crítica que é bastante feita, é as histórias que são contadas nos sambas-enredo, que poucas vezes enfatizam a cultura negra no Brasil, mesmo sendo uma das mais plurais e influentes. Poucas histórias negras são contadas e quando contadas, poucas saem vitoriosas, não pela falta de caracterização, ou relevância, mas porque aos olhos de quem julga, aquela narrativa é desinteressante, porque o branco está acostumado a se enxergar no centro de todas as narrativas, porque foi assim por muitos anos, até que os negros começaram a reivindicar seu merecido lugar de destaque, e essa diversificação e pluralização, é fortemente criticada e desaprovada, por aqueles que não querem abrir mão de seu privilégio, como centro da história e todos os benefícios que esta posição traz.

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