Após polêmica, final do Gauchão de Futsal 2024 será disputada nesta semana em Três Coroas
Times se enfrentaram pela primeira fase, no passado, com vitória de 4 a 0 do Guarany. Kamilla Köpsell / Guarany de Espumoso, divulgação
ESPORTE | Caso de injúria racial atrasou a definição do campeão; jogos ocorrem nesta quarta e sexta-feira
Depois de meses de indefinição, a final do Gauchão de Futsal 2024 será finalmente realizada. Yeesco e Guarany de Espumoso decidem o título nesta quarta-feira (23) e sexta-feira (25), às 20h, no Ginásio Municipal de Três Coroas, em jogos com contornos esportivos e sociais marcantes.
A longa espera pela decisão tem como pano de fundo um caso de injúria racial ocorrido durante as semifinais da competição. No dia 30 de novembro de 2024, na partida de volta entre Atlântico e Guarany, o goleiro João Paulo, então no time de Erechim, denunciou ter sido chamado de “macaco” por um torcedor adversário. A denúncia causou a interrupção da partida, que estava empatada na prorrogação.
O caso foi levado à Justiça Desportiva e, em um primeiro momento, resultou na eliminação do Atlântico. No entanto, o Pleno do TJD-RS reverteu a decisão e determinou que os minutos finais da semifinal fossem disputados em quadra neutra. Após meses de negociações, o Atlântico decidiu abandonar a competição, alegando que a continuidade da disputa contrariava seus princípios.
Com isso, o Guarany avançou à final para enfrentar a Yeesco, que eliminou a Uruguaianense nas semifinais. Em fevereiro deste ano, a equipe da Yeesco anunciou sua mudança de sede de Carazinho para Balneário Camboriú, o que marca a final como sua última participação oficial como representante gaúcho.
Ambas as partidas da decisão acontecerão em quadra neutra. O Guarany, punido com a perda de mando devido ao episódio de injúria racial, não poderá atuar em sua cidade. A Yeesco, por sua vez, perdeu sua sede no estado com a mudança para Santa Catarina.
A primeira partida da final, nesta quarta-feira, será realizada com portões fechados como parte da punição imposta ao clube de Espumoso. Já o segundo jogo, marcado para sexta-feira, terá entrada liberada ao público.
A decisão do Gauchão de Futsal 2024 se encerra em meio a uma pauta que ultrapassa o esporte e reforça o debate sobre racismo e responsabilidade no ambiente esportivo.

