Arquivo Histórico registra mais de 400 atendimentos no primeiro semestre em Cachoeira do Sul
CULTURA | Pesquisas presenciais e remotas revelam interesse crescente por história, genealogia e cultura local
A equipe do Arquivo Histórico do Município de Cachoeira do Sul Carlos Salzano Vieira da Cunha registrou 403 atendimentos a pesquisadores durante o primeiro semestre de 2025. A instituição, que integra a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura, recebeu interessados em temas diversos, com destaque para a genealogia, personalidades locais, patrimônio histórico-cultural e esportes.
Entre janeiro e junho, foram realizadas 114 pesquisas presenciais. Já os atendimentos remotos somaram 289 registros, com buscas concentradas em tópicos como o antigo gabinete do Intendente Municipal, carnaval, ruas antigas e personalidades históricas. No mesmo período, foram transcritos 214 documentos e efetuadas 577 digitalizações, entre elas fotografias do acervo.
Jornais resgatados e visitas guiadas
Dando continuidade à histórica parceria com o Museu Municipal Edyr Lima, o Arquivo Histórico incorporou ao seu acervo cem exemplares avulsos de jornais que pertenciam ao Museu. A transferência obedece a um acordo firmado em 2012, que prevê a centralização desse tipo de acervo no Arquivo. Os materiais foram registrados, catalogados e organizados por procedência e cronologia, reforçando a coleção de imprensa local.
As ações da equipe também incluíram a condução de 11 visitas guiadas, reforçando o papel pedagógico e cultural do espaço. O Arquivo continua sendo sede de reuniões e guarda de documentos dos conselhos municipais do Patrimônio Histórico-Cultural (COMPAHC) e de Política Cultural (CMPC).

