17 de dezembro de 2025

Atitus lança programa de financiamento integral para cursos de engenharia e tecnologia

5351881_391aac141fc2570

ESTADO | Futuro+ oferece pagamento somente após a formatura e quer impulsionar reconstrução do RS com mão de obra qualificada

A Atitus Educação anunciou nesta segunda-feira (21) o lançamento do Futuro+, um programa inédito que oferece 100% de financiamento estudantil para cinco cursos de graduação: Ciência da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Agronomia. A proposta permite que os estudantes não façam nenhum pagamento durante a graduação e tenham até o dobro do tempo de duração do curso para quitar a dívida, com taxa administrativa de apenas 0,25% ao mês.

A iniciativa contempla cursos presenciais no campus de Passo Fundo, com exceção de Ciência da Computação, oferecido em Porto Alegre. O objetivo do Futuro+ é ampliar o acesso ao ensino superior em áreas estratégicas e formar profissionais essenciais para a reconstrução do Rio Grande do Sul, fortemente afetado por desastres climáticos recentes.

Segundo Eduardo Capellari, CEO da Atitus, o programa responde a um cenário preocupante:
Há muitos anos vem caindo o número de engenheiros formados no Brasil, esse é o diagnóstico. No Rio Grande do Sul, temos ainda a adversidade do envelhecimento da população. Estamos perdendo jovens.

Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estimam que o país tem um déficit de 75 mil engenheiros, o que afeta diretamente setores produtivos essenciais.

Além de ampliar o acesso à educação, o Futuro+ busca garantir mão de obra qualificada para a indústria gaúcha, alinhando-se ao conceito de Employer University, com currículos integrados às exigências reais do mercado. Os cursos incluem trilhas de empregabilidade e empreendedorismo.

A reconstrução do Rio Grande do Sul não será feita apenas com concreto e aço. É necessário investir em gente, em educação, afirmou Nivio Lewis Delgado, presidente da Fundacred, entidade que fará a análise de crédito e gestão do financiamento.

O lançamento do programa contou com a presença de representantes da Fiergs e de instituições do Sistema S, reforçando o compromisso do setor produtivo com a iniciativa.

Inscrições abertas

Os interessados em iniciar a graduação no primeiro semestre de 2026 podem se inscrever até o dia 14 de novembro pelo site da Atitus. São 200 vagas disponíveis, sendo 40 por curso. Outras 200 serão abertas no segundo semestre. Ao todo, o programa ofertará 2 mil vagas nos próximos cinco anos.

Além da aprovação no vestibular, os candidatos deverão passar por uma análise de crédito feita pela Fundacred. No site da Atitus, também está disponível o edital completo do processo seletivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp