Um bebê 14 meses foi salvo por policiais rodoviários federais após ser encontrado pelos pais afogado na piscina de casa em Montenegro.
A PRF realizava uma fiscalização na BR 386 quando os pais da criança chegaram com ela no colo na unidade da PRF em Montenegro gritando por socorro. A criança estava inconsciente, cianótica (com a pele com cor acinzentada) e sem movimentos respiratórios.
A equipe, ao perceber que as vias aéreas do bebê estavam obstruídas, prontamente iniciou manobra de desobstrução até que a água fosse expulsa e a criança voltasse a respirar.
O bebê continuou sendo socorrido pelos agentes e posteriormente foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, onde chegou consciente e respirando.
O policial Alexandre Zanette foi um dos policiais que realizou o salvamento. Ele é instrutor de atendimento de primeiros socorros da PRF e graduado em enfermagem. Já é o segundo salvamento que ele faz na instituição: em agosto de 2020 o vídeo dele salvando uma menina de 4 meses engasgada emocionou o país.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatra, o afogamento é a segunda causa de morte de crianças no Brasil.