O Brasil cumpriu o esperado e goleou a seleção cubana na primeira rodada da 10ª Copa do Mundo de Futsal. Neste sábado (14), o jogo de estreia pelo Grupo B foi com vitória por 10 a 0. Os brasileiros voltam à quadra na próxima terça-feira (17), ao meio-dia, diante da Croácia.
O quinteto inicial da amarelinha teve dois melhores do mundo. O goleiro Willian e o pivô Pito, vencedores da premiação da revista Futsal Planet referente a temporada de 2023. O fixo gaúcho Marlon e os alas Marcel e Dyego, o capitão, completaram a escalação.
A goleada começou a ser construída ainda no primeiro tempo. Com pouco mais de um minuto, Marcel fez o primeiro gol brasileiro no Mundial, de perna esquerda de fora da área.
Já com outro quarteto de linha, Neguinho empurrou para as redes a assistência de Arthur, o ala canhoto que entrou com força pelo lado direito. O segundo gol foi aos 10 minutos.
Aos 12, o gaúcho Marlon deixou o primeiro dele, em outro passe de Arthur. Em seguida, Felipe Valério fechou o placar na etapa inicial: 4 a 0, com os cubanos não indo além de ameaças, a exemplo de uma bola na trave, aos nove minutos. Nas raras investidas do adversário, Willian também apareceu como o paredão do Brasil.
Segue o baile!
Após inaugurar o marcador no primeiro tempo, Marcel abriu os trabalho na etapa final. Fez mais um aos dois minutos.
Criado em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, Marlon fez o segundo dele segundos depois. Em cobrança de escanteio, bateu de primeira com a bola no ar.
Eleito o melhor do mundo da modalidade na sexta-feira (13), Pito não poderia ficar de fora da lavada. Aos quatro minutos, finalizou no “um para um” típico dos craques. Arthur bateu aos sete para fazer o oitavo do Brasil.
Um dos artilheiros do confronto, Marcel mostrou o porquê foi o melhor jogador da última Liga da Espanha. De novo com a fulminante perna esquerda, o ala do El Pozo bateu para o terceiro gol aos 12.
Com os três pontos garantidos, Marquinhos Xavier não se furtou de rodar o grupo com tranquilidade. Roncaglio assumiu a goleira na etapa final e evitou o que poderia ser o gol cubano aos seis minutos, ao abafar o chute nos pés do adversário. O goleiro Guitta, com dores, foi preservado, assim como o pivô Ferrão.
E o gaúcho fechou a dezena: Marlon meteu de calcanhar ao surgiu como um pivô dentro da área. Outro hat-trick no jogo. O goleiro Pérez aceitou “o frango”.
Copa do Mundo de Futsal
Grupo B — 1ª rodada
Brasil
Willian, Marlon, Marcel, Dyego e Pito; Guitta, Roncaglio, Neguinho, Marcênio, Leandro Lino, Ferrão, Arthur, Rafa Santos e Felipe Valério. Técnico: Marquinhos Xavier.
Cuba
Kevin Rueda, Jorge Gonzalez, Jonathan Hernandez, Martinez e Diego Ramirez; Dyllan Hernandez, Cristian Cabrera, Cristian Morejon, Berni Llanes, Cristian Valiente, Pablo Tomayo, Dayan Cotilla, Ariel Perez e Barbaro Alvarez. Técnico: Osmel Valdivia.
Gols: Marcel (3x), Neguinho, Marlon (3x), Felipe Valério, Pito, Arthur
Cartões amarelos: Jonathan Hernandez (C)
Arbitragem: Ondrej Cerny (CZE) e Damian Grabowski (POL)
Local: Complexo Esportivo de Bucara, no Uzbequistão
Próximo jogo
Copa do Mundo de Futsal – Grupo B – 2ª rodada
- Terça-feira (17), ao meio-dia — Brasil x Croácia, no Complexo Esportivo de Bucara