2 de fevereiro de 2026

Brasil vence Chile e conquista título do Sul-Americano Sub-20

54331189047_0e0c8ced47_c

CAMPEÃO | Vitória por 3 a 0 garantiu a liderança do torneio após a derrota da Argentina para o Paraguai

O Brasil se consagrou campeão do Sul-Americano Sub-20 após vencer o Chile por 3 a 0 na última rodada do hexagonal final, disputada neste domingo (16) no Estádio Olímpico General José Antonio Anzoátegui, em Puerto La Cruz, na Venezuela. A vitória garantiu à Seleção Brasileira o título da competição, após a derrota da Argentina para o Paraguai, por 3 a 2.

Com a combinação dos resultados, o Brasil terminou a competição com 13 pontos, superando a Argentina na classificação geral. A equipe de Ramon Menezes precisava da vitória e torcer para uma derrota ou empate da Argentina, o que se concretizou graças à atuação dominante do Paraguai, que selou o título para os brasileiros.

Jogo Brasil x Chile: Dominância gradual

Nos primeiros minutos, o Brasil tentou ser mais agressivo e dominou a posse de bola. Com jogadas pelas laterais, a Seleção Brasileira buscava pressionar o adversário, mas teve dificuldades em criar oportunidades claras. A melhor chance do primeiro tempo foi do Chile, quando Rossel fez boa jogada dentro da área, mas parou nas mãos do goleiro Felipe Longo.

Já no segundo tempo, o Brasil adotou uma postura mais incisiva, apostando em lances individuais para quebrar a marcação adversária. A pressão surtiu efeito aos 27 minutos, quando Deivid Washignton, que havia entrado na segunda etapa, fez uma boa jogada e abriu o placar. A partir desse momento, o Chile ficou ainda mais vulnerável.

Com a expulsão do zagueiro chileno Román, aos 33 minutos, o Brasil ampliou a vantagem aos 40 minutos com Pedrinho, que avançou em velocidade e marcou o segundo gol. No minuto seguinte, Ricardo Mathias, também substituto, aproveitou um escanteio e, de cabeça, fez o terceiro gol, consolidando a vitória brasileira.

Argentina x Paraguai: A derrota dos hermanos

Na outra partida crucial para o título, o Paraguai garantiu sua vitória sobre a Argentina, abrindo o placar aos 29 minutos do primeiro tempo com Luca Kmet. No início do segundo tempo, o Paraguai ampliou com gol de Caballero, mas a Argentina reagiu, empatando com Carrizo e, mais tarde, com o mesmo atacante anotando o segundo.

Porém, a vitória paraguaia foi sacramentada aos 36 minutos, quando Diego León fez o terceiro gol, definindo o 3 a 2 e garantindo o título para o Brasil. Com esse resultado, a Argentina ficou com o segundo lugar, somando 10 pontos, enquanto o Paraguai terminou em 4º com 9 pontos.

Ficha Técnica Brasil x Chile
Arbitragem: Yender Herrera (Colômbia)
Auxiliares: Antoni Garcia e José Marnínez (Colômbia)
VAR: Keiner Jiménez (Venezuela)

Brasil (Técnico: Ramon Menezes)
Felipe Longo; Igor Serrote, Iago, Jair (Zé Guilherme), Arthur Dias; Gabriel Moscardo, Breno Bidon, Pedrinho; Gustavo Prado (Deivid Washignton), Wesley (Alisson) e Rayan (Ricardo Mathias)

Chile (Técnico: Nicolás Córdova)
Ignácio Sáez; Felipe Faúndez, Iván Román, Nicolás Suárez e Patricio Romero; Gabriel Pinto, Javier Cárcamo, Ignácio Vásquez e Willy Chatiliez; Francisco Rossel e Damián Pizarro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp