Brasileiros detidos em Israel serão deportados para a Jordânia nesta terça-feira, afirma grupo organizador da flotilha
DEPORTAÇÃO | Deputada Luizianne Lins está entre os 13 cidadãos que deixarão o país pela ponte Allenby/Rei Hussein
Os 13 brasileiros detidos em Israel após participarem da flotilha Global Sumud, que tentou romper o bloqueio marítimo à Faixa de Gaza, deverão ser deportados para a Jordânia nesta terça-feira (7). A informação foi divulgada na noite desta segunda-feira (6) pelos organizadores do movimento, que afirmam ter recebido uma mensagem oficial de autoridades israelenses.
Segundo o comunicado, os brasileiros — entre eles a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) — deixarão o território israelense a pé, atravessando a ponte Allenby/Rei Hussein, que liga Israel à Jordânia.
“É estimado que nossos participantes cheguem à Jordânia por volta das 12h no horário local [5h, no horário de Brasília]. A Embaixada brasileira em Amã já está preparada para recebê-los e prestar todo o auxílio necessário, incluindo uma consulta médica para avaliar o estado de saúde de cada um”, informou a nota.
Ainda não há informações sobre como os deportados retornarão ao Brasil após entrarem em território jordaniano. O grupo também destacou que autoridades israelenses não permitirão contato com os ativistas durante a transferência da prisão até a fronteira.
De acordo com o Itamaraty, representantes da embaixada estarão presentes no ponto de travessia “para qualquer eventualidade”.
Além dos brasileiros, ativistas da Argentina, Colômbia, África do Sul e Nova Zelândia também devem ser libertados e deportados nesta terça.
Os brasileiros detidos na prisão de Ktzi’ot, no deserto do Neguev, são:
Thiago Ávila, Luizianne Lins, Bruno Gilga Rocha, Lucas Farias Gusmão, João Aguiar, Mohamad El Kadri, Mariana Conti, Gabrielle Tolotti, Ariadne Telles, Lisiane Proença, Magno Carvalho Costa, Victor Nascimento Peixoto (Mansur Peixoto) e Miguel Viveiros de Castro.
Até o momento, o único integrante da delegação brasileira já deportado é Nicolas Calabrese, cidadão argentino-italiano residente no Brasil.

