Brasileiros percebem País mais dividido politicamente, aponta pesquisa

Um estudo da Quaest divulgado neste domingo (10) apontou que 83% dos brasileiros percebem o País mais dividido politicamente, enquanto 13% acreditam que o Brasil está mais unido. Outros 4% não souberam ou não opinaram.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas com mais de 16 anos, entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. A sensação do País estar mais desunido subiu 19 pontos percentuais desde o último levantamento, realizado em outubro de 2023. No mesmo intervalo de tempo, a ideia de o Brasil estar mais unido caiu 14 pontos percentuais.
Veja as respostas à pergunta “O Brasil está mais unido ou dividido nesse momento?”:
Mais dividido: 83%
Mais unido: 13%
Não sabem/Não responderam: 4%
A pesquisa também detalhou a opinião dos brasileiros por região. O Sul é a região que mais acredita que o País está desunido: 88% acreditam na divisão, enquanto 11% afirmam que o Brasil está mais unido.
A região Nordeste, por sua vez, é onde menos se acredita que o País está desunido, 78%. Por sua vez, 17% declararam que o Brasil está mais unido.
Divisão por regiões:
Sul: 88% acreditam em um País mais dividido; 11%, mais unido;
Sudeste: 83% acreditam em um País mais dividido; 11%, mais unido;
Centro-oeste/Norte: 85% acreditam em um País mais dividido; 10%, mais unido;
Nordeste: 78% acreditam em um País mais dividido; 17%, mais unido;
Em relação ao gênero dos entrevistados, 83% das mulheres e 82% dos homens acreditam que o Brasil está mais dividido. Na pesquisa anterior, de outubro, o número era 64% e 63%, respectivamente.
Na divisão pela faixa etária do brasileiro, em todas as idades houve um aumento na quantidade de pessoas que acreditam que o Brasil está mais dividido.
Quando analisado grau de escolaridade, 76% dos brasileiros com Ensino Fundamental também veem o País mais desunido – o número é 24 pontos percentuais mais alto que no último levantamento.
Ainda no mesmo grupo, 16% afirmam que o País está mais unido – 18 pontos percentuais amenos que nos dados de outubro.
.
.
.
.
.
Foto: Ricardo Struckert / Agência Brasil – Fonte: Quaest / O Sul