Cachoeira do Sul amanhece com 0°C nesta terça-feira e carros cobertos de geada no centro da cidade
CLIMA | Frio intenso se espalha pelo Rio Grande do Sul com máximas baixas e madrugadas congelantes em várias regiões
Cachoeira do Sul sentiu o rigor do inverno logo nas primeiras horas desta terça-feira, 1º de julho. Por volta das 6h da manhã, os termômetros do tradicional relógio da Sicred, localizado nas Cinco Esquinas, marcavam 0°C. O frio foi tão intenso que inúmeros carros estacionados na região central amanheceram com o capô coberto por uma camada branca de geada.
A máxima prevista para o município nesta terça não deve passar dos 8°C, enquanto a mínima já foi registrada nas primeiras horas do dia, com 0°C. Cachoeira do Sul, que fica na região central do Rio Grande do Sul, está entre as cidades mais afetadas pela potente massa de ar polar que avança pelo Estado.
Segundo a MetSul Meteorologia, todas as madrugadas até o fim da semana devem registrar temperaturas negativas em diversas regiões gaúchas. As mais intensas, no entanto, são justamente as de hoje e amanhã, com previsão de marcas ainda mais baixas nas áreas de maior altitude e também no interior.
Estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram na tarde de segunda-feira (30) temperaturas igualmente baixas em diversas cidades do Estado:
- 3°C em São José dos Ausentes
- 4°C em Bom Jesus
- 4,6°C em Cambará do Sul
- 5°C em Caxias do Sul
- 5,1°C em Vacaria
- 5,7°C em Erechim
- 5,2°C em Canguçu
- 5,8°C em Bagé
- 6°C em Passo Fundo
- 6,6°C em Rio Grande
- 6,9°C em Caçapava do Sul
Com o avanço do frio, autoridades orientam a população a redobrar os cuidados com a saúde, especialmente idosos e crianças, e a proteger animais e plantas sensíveis à geada.

