Cachoeira do Sul amplia protocolo de medicamentos contra a dengue para horário regular nos postos de saúde

SAÚDE | Medida já está valendo nas três maiores unidades do município e será expandida até sexta-feira para outras seis ESFs
A Prefeitura de Cachoeira do Sul deu um novo passo no combate à epidemia de dengue ao estender, a partir desta quarta-feira (21/05), o protocolo de implantação de medicamentos para o horário regular dos postos de saúde. A estratégia, que já vinha sendo aplicada durante o chamado terceiro turno da saúde (das 17h às 21h), agora está em vigor nas três maiores unidades do município: EAP Central, EAP Centro Social Urbano e EAP Marina.
O protocolo inovador, validado pela Comissão de Farmácia e Terapêutica de Medicamentos e Insumos Essenciais (CFT), tem como objetivo acelerar o início do tratamento para pacientes sintomáticos da dengue, evitando o agravamento dos quadros clínicos e, consequentemente, internações hospitalares. “A dengue evolui muito rápido e precisamos avançar as estratégias para evitar internações hospitalares e mais óbitos”, enfatizou a secretária municipal da Saúde, Camila Nunes Barreto. Neste ano, já foram registrados dois óbitos por dengue em Cachoeira do Sul.
A decisão de expandir a medida veio após o avanço dos casos tanto na atenção primária quanto nos serviços de urgência e emergência, como a UPA e o Pronto Atendimento do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). A CFT, que havia regulamentado o protocolo emergencial em março, emitiu esta semana nova nota técnica autorizando sua aplicação integral nos horários regulares de atendimento das unidades básicas.
Expansão gradual até sexta-feira
A descentralização da assistência farmacêutica está sendo implantada de forma gradual em mais seis unidades de saúde: ESFs Ponche Verde, Tupinambá, Promorar, Noêmia, Barcelos e Dra. Márcia Pertile da Costa (Bairro Carvalho). “A Diretoria de Atenção à Saúde e a Coordenação de Assistência Farmacêutica estão atualizando os profissionais quanto às novas demandas”, explicou a secretária.
A logística de distribuição dos medicamentos e a capacitação das equipes envolvidas são os principais pontos para a operacionalização da nova etapa do protocolo. A expectativa da Secretaria da Saúde é de que, até a próxima sexta-feira (23/05), a nova estratégia já esteja funcionando plenamente em todas as unidades envolvidas.
Protocolo poderá ser estendido à influenza
Com o aumento de casos de síndromes gripais tanto no terceiro turno da atenção básica quanto na UPA, e diante do decreto estadual de emergência em razão da alta nas internações por síndromes respiratórias, a Secretaria da Saúde de Cachoeira do Sul já discute com a CFT a possibilidade de aplicar a mesma estratégia para o enfrentamento da influenza.